Os ônibus brasileiros começam a ganhar cada vez mais terreno além do Oceano. Ou seja, estão sendo exportados para países da Europa.
Logo, desde o começo de 2025, a indústria brasileira exportou 2.600 unidades de modelos de ônibus. O volume é 60% superior ao período homólogo.
Ônibus brasileiros ganham terreno além do Oceano
Na mesma linha, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou que está exportando mais unidades do chassis de ônibus rodoviários O 500 produzidos em São Bernardo do Campo (SP).
Dessa vez, o modelo O 500 RS 1936 vai à região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
“O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e também um pólo muito importante de produção para atendimento a cerca de 50 países de vários continentes”, afirma Walter Barbosa, VP de Vendas, MKT e Peças & Serviços Ônibus.
Ônibus da Mercedes que vai para Tailândia tem 360 cv
O chassi O 500 RS 1936 usa motor OM 460 LA de 360 cv e com 1.850 Nm. O conjunto de 6 cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5.
A transmissão automatizada é a ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado.
A suspensão do O 500 RS 1936 é totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na traseira, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos.
O chassi O 500 RS 1936 estará disponível para os clientes da ASEAN nas versões com freio a disco ou a tambor.
Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).
Ônibus volta a ser via sustentável da mobilidade
Enquanto a Mercedes anunciava a exportação, o operador de transportes da Bélgica confirmou mais 100 ônibus articulados elétricos E-WAY.
A entrega faz parte do acordo celebrado em 2023 e que está prevista para começar no último trimestre de 2026.
Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europa, destaca que os modelos 100% elétricos estão perfeitamente alinhados com os objetivos da Bélgica, que é oferecer um transporte público seguro, confiável e livre de emissões até 2035.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.