A Scania apresentou uma nova geração de motores e de plataformas eletrificadas para ônibus rodoviários, combinando eficiência energética e exigências ambientais.
O motor híbrido plug-in (PHEV), por exemplo, foi projetado para reduzir o consumo de combustível e permitir a operação em zonas de emissão zero. Conhecidas como Zero Emission Zones (ZEZ), elas restringem a circulação de veículos movidos a combustão em perímetros urbanos, centros históricos e distritos comerciais.
Como é a versão híbrida plug-in da Scania
O novo motor Super híbrido, que oferece até 8% de economia de combustível, atende aos padrões do Euro 7. Trata-se de um 13 litros que pode operar em conjunto com um sistema elétrico que fornece até 290 kW de potência e 80 km de autonomia no modo 100% limpo. Já com biodiesel, por exemplo, a autonomia ultrapassa 600 km.
O conjunto consegue combinar um motor elétrico integrado a uma transmissão automatizada de seis marchas, que pode atuar em quatro modos: elétrico, híbrido, manutenção de carga e recarga forçada.
“Nossos novos motores, a combustão e híbrido plug-in, são exemplos claros do compromisso da Scania com a sustentabilidade e a rentabilidade no transporte de passageiros”, afirma Carl-Johan Lööf, chefe de Gerenciamento de Produtos para Soluções de Transporte de Passageiros da Scania.
“Com essas novas opções, podemos oferecer soluções altamente competitivas, adaptadas às necessidades atuais e futuras dos operadores, independentemente dos desafios de cada operação.”
Versatilidade e soluções completas de recarga
Outro modelo apresentado pela Scania é um destinado às rotas intermunicipais, escolares, de turismo e BRT (Bus Rapid Transit), combinando autonomia, conforto e zero emissão.
A tecnologia utilizada é a mesma que equipa os novos ônibus elétricos da marca, com potência de até 330 kW e baterias de 534 kWh (480 kWh utilizáveis).
A Scania complementa a oferta com um ecossistema completo de eletrificação, que inclui o carregamento inteligente, sistema que reduz custos de energia e preserva o desempenho das baterias, e o Scania Charging Access, serviço que conecta os operadores a uma rede crescente de estações públicas de recarga.
Expansão global da eletrificação
O lançamento ocorre em um momento em que a eletrificação do transporte avança na Europa e mercados emergentes.
Com sua nova geração de motores e plataformas elétricas, a Scania reforça sua posição na transição energética.
No Brasil, a realidade é bem diferente. Os elétricos, por exemplo, patinam e dão lugar ao biodiesel, biometano e etanol. Falta infraestrutura para abastecimento de diesel comum, logo, com a energia não seria diferente.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.