Com a idade média da frota de caminhões no Brasil beirando 15 anos, e chegando a 20 anos entre os transportadores autônomos, o Governo Federal criou uma linha de financiamento para a renovação da frota de caminhões no país. A decisão foi formalizada por meio da edição da Medida Provisória n.º 1.328.
A iniciativa, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira (16), destina até R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros e empresas do setor de transporte rodoviário de cargas na aquisição de caminhões novos ou seminovos.
Juros altos e falta de crédito derrubam vendas de caminhões
Não é de hoje que o Pé na Estrada vem reportando a queda nas vendas de caminhões novos. No último balanço, inclusive, o segmento registrou o pior desempenho da indústria automobilística.
Os resultados preocupam o mercado, que passou a pressionar o governo por medidas de estímulo. Enquanto isso, caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas optaram pelo aluguel de veículos ou pela compra de caminhões usados, diante das dificuldades de acesso ao crédito.
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Linha de crédito de R$ 6 bilhões para renovar a frota
Os R$ 6 bilhões da linha de crédito serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atuará como agente financeiro, podendo operar diretamente ou por meio de instituições financeiras por ele habilitadas. A medida beneficia transportadores autônomos de cargas, pessoas físicas associadas a cooperativas, empresários individuais e pessoas jurídicas do setor do TRC.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) definiu critérios mínimos de conteúdo nacional e de sustentabilidade ambiental, social e econômica, e a Medida Provisória determina que o BNDES combine os financiamentos com recursos próprios, em conformidade com essas exigências. No caso de caminhões novos, apenas veículos de fabricação nacional credenciados pelo BNDES poderão ser financiados.
As condições financeiras — como taxas de juros, prazos e períodos de carência — serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O texto também autoriza a adoção de condições diferenciadas para quem entregar veículos antigos como contrapartida, especialmente caminhões com mais de 20 anos de uso, além de incentivar a aquisição de modelos mais eficientes por transportadores autônomos.
Renegociação de dívidas rurais
Além do apoio aos caminhoneiros, a nova MP altera a Medida Provisória nº 1.314, de setembro de 2025. O que permite também a liquidação de financiamentos contratados no âmbito do Plano Safra 2024/2025.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.