A produção de Arla 32 da Usiquímica cresceu 18% em 2025, contribuindo para a expansão da companhia e para o aumento de 85% no faturamento em comparação com 2024. A empresa, referência no produto, também ampliou sua atuação para aplicações industriais e marítimas.
Usiquímica cresce em Arla, lubrificantes e químicos
O Grupo Usiquímica, com atuação integrada nos segmentos de lubrificantes, Arla 32 e químicos, consolidou em 2025 uma estratégia baseada na expansão e diversificação do portfólio, incorporação de novas marcas, fortalecimento industrial e ganho de escala operacional. Para 2026, a projeção inicial é de crescimento de 20%.
No segmento de lubrificantes, o avanço foi impulsionado pela aquisição das operações da YPF Lubrificantes no Brasil, em dezembro de 2024, incluindo a planta de Diadema–SP, atualmente em processo de modernização. A unidade passa por transformação focada em produtividade, automação e segurança operacional.

Com esse movimento, foi criada a Usiblend, marca industrial do grupo responsável pela reestruturação da planta, com meta de torná-la referência nacional em envase e mistura de lubrificantes. O plano de modernização prevê investimentos de R$ 120 milhões anunciados no início de 2025. Como também a triplicação da capacidade produtiva até 2026, elevando o volume em até 6 milhões de litros mensais.
Ainda em 2025, a Usiblend passou a concentrar 100% da produção nacional da Valvoline no Brasil — marca representada pela Usiquímica desde 2018 — com 87% do portfólio já fabricado localmente.
O segmento de lubrificantes registrou crescimento de 17% em 2025 frente a 2024. A aquisição da YPF elevou a participação da companhia de 1% para 3% do market share nacional, posicionando-a entre as seis maiores do setor no País.
Crescimento do Arla 32 Ecotec
Alinhada às exigências ambientais do transporte, a Usiquímica registrou crescimento com o Arla 32 Ecotec, fluido utilizado em sistemas SCR para controle das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
Em 2025, os investimentos concentraram-se na ampliação da capacidade de armazenagem e no aumento da eficiência logística. A companhia também iniciou a produção do AUS 40, solução de ureia com concentração de 40% — superior aos 32,5% do Arla 32 — voltada a aplicações industriais e navais. As vendas começam neste ano.
Em 2024, a produção do Arla 32 foi de aproximadamente 9 milhões de litros. Para 2026, a projeção de crescimento no segmento é de 15%.
Entrada dos químicos no agronegócio
O segmento químico do Grupo Usiquímica cresceu 20% em 2025. Entre os destaques está a ampliação das soluções para tratamento de emissões de NOx. O foco é na amônia, utilizada no controle de poluentes em processos industriais.
A atuação no agronegócio também avançou com o lançamento, em 2025, dos adjuvantes da linha FortFix, voltados à aplicação mais eficiente de defensivos e fertilizantes.
Além disso, o grupo estruturou uma nova frente de fornecimento de matérias-primas para lubrificantes. O que inclui óleos básicos, aditivos e polímeros para modificadores de índice de viscosidade.
A combinação dessas iniciativas sustenta a projeção de crescimento de 17% para o segmento químico em 2026, com foco em diversificação e ganho de escala.
Veja também: Usiquímica cria identificação rápida para ARLA 32

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.