sexta-feira, novembro 22, 2024

Radares diminuem acidentes em 20% na Fernão Dias

RodoviasRadares diminuem acidentes em 20% na Fernão Dias

Apontados muitas vezes como “indústria da multa” mais pela ganância em arrecadar do que pela segurança, o fato é que os radares inibem abusos. Será mesmo? Um levantamento feito pela Autopista Fernão Dias revelou que sim. Um ano após o início da operação dos radares com multas na rodovia o número de acidentes reduziu em  cerca de 20%  nos pontos onde foram instalados. Nesse período, além do total de acidentes o número de vítimas fatais, também apresentou queda de 29,8%.

Segundo a concessionária, em Brumadinho, houve diminuição de 23%, passando de 81 ocorrências entre junho de 2014 à junho de 2015, para 62 nos 12 meses seguintes. Outros pontos da BR-381 também apresentaram reduções expressivas no primeiro ano de operação com multa. No Sul de Minas, na região de Cambuí e Camanducaia, a concessionária registrou queda de mais de 50% nos acidentes. Já em Mairiporã/SP a redução chegou a 80%.

“A implantação de radares fixos são fatores importantes na redução dos acidentes e o ideal para todos seria zerar esse índice”, relata Helvécio Tamm, diretor superintendente da concessionária. São 18 radares fixos instalados, mas também há fiscalização por meio de radares móveis e das câmeras de monitoramento da Concessionária.

A conclusão é que o resultado é positivo, mas pode ser muito melhor se os motoristas respeitarem os limites de velocidade em todo o percurso e não só perto dos radares.

As multas são aplicadas pela PRF. A concessionária apenas encaminha os registros. Após a verificação da Polícia e feitos todos os procedimentos de identificação das imagens, as autuações serão enviadas via Correios aos endereços dos motoristas infratores, que posteriormente receberão as penalidades.

Confira também reportagem sobre terceira faixa e trepidações na Fernão Dias.

Por Jaime Alves com informações da Concessionária Autopista Fernão Dias

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados