Nascido da tendência de veículos específicos para cada aplicação, o novo VM 32 toneladas foi uma construção conjunta da Volvo com alguns clientes. Como já tinha acontecido com o VM canavieiro que conhecemos ano passado (clique aqui para conhecer o canavieiro).
Este fora de estrada vem para atender um segmento que cresce no Brasil, o da faixa de 30 a 33 toneladas.
Vocação fora de estrada
Foi desenvolvido principalmente para o uso na construção civil com caçambas. O caminhão é 6×4 e vem equipado com a mesma caixa I-Shift e eixos traseiros do FMX, linha fora de entrada da montadora.
Veio dos clientes o pedido por redução nos cubos e também do bloqueador de diferencial, que não deixa o veículo atolar mesmo em terrenos extremamente acidentados.
Ainda por conta do tipo de terreno que roda, o VM 32 toneladas é 10 centímetros mais alto do chão que sua versão rodoviária. Possui maior ângulo de ataque e diversos protetores na parte inferior para evitar que peças importantes se danifiquem com pedras soltas e outras situações da aplicação. A cuíca do freio é virada para cima, também para aumentar o vão inferior.
Conforto
O motor pode até ser o coração do caminhão, mas o motorista é o cérebro. E como em aplicações fora de estrada o caminhoneiro é submetido a condições muito severas, o investimento no conforto é tão importante.
O novo VM vem equipado com caixa I-Shift, que já retira do motorista o esforço de fazer trocas constantes de marcha. A suspensão do banco busca amortecer os impactos do solo irregular. Nos testes da marca, motoristas também identificaram boa área de visão e baixo ruído na cabine.
Economia e disponibilidade
Principalmente em época de crise, caminhão que gera economia e não fica parado pra manutenção é bem cotado. Segundo a montadora, o veículo foi construído pensando nisso. Por exemplo, a suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 ton, mas em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas. Os freios a tambor Z came também prometem maior durabilidade das lonas, além de maior capacidade de frenagem.
Outro fator importante é a tara do caminhão, que, segundo a montadora, é até 1 tonelada menor que outros produtos na mesma faixa, aumentado a capacidade de carga.
Aplicação
Apesar de ter sido pensado para caçamba, o VM 32 toneladas pode receber tanque, guindaste e outros implementos.
Aliás, uma dúvida muito comum que chega pra gente é: como escolher um caminhão? E a dica aqui é prestar atenção na aplicação que a montadora indica para cada veículo. E se você ficar na dúvida, não titubeie, procure a montadora que você está cotando para que ela te dê uma consultoria.
Porque muita gente compra um caminhão para 26 toneladas e quer colocar mais de trinta, sem fazer a conta de quanto isso gera de manutenção e tempo parado para a manutenção. Por isso, pesquise antes de decidir. As montadoras estão aumenta seu leque de produtos e focando no vocacional. Quem ganha com isso é o transportador, que já consegue ter uma máquina voltada para o seu uso específico.
A matéria completa sobre este lançamento você vê no Pé na Estrada do dia 19/06/2016.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Eu trabalho com um 1620 transportando areia,é um gigante no trabalho mais fiquei muito interessado no vm 32t