Não, este artigo não tem nada a ver com a obrigatoriedade de se andar com os faróis baixos acesos, que passa a valer a partir do dia 7 de julho. Este artigo é sobre os pequenos sinais do dia a dia que indicam um crescimento da confiança e uma melhora das expectativas em relação a nossa economia. Começamos a ver a luz no fim do túnel.
Que o ano de 2015 foi muito pior do que qualquer um esperava, isso já sabemos. No segmento de transportes então, 2016 começou com a notícia de queda de 48% nas vendas de caminhões e expectativas de nova queda de 14% em 2016. Mas as notícias do primeiro semestre atestaram uma queda muito mais expressiva, na faixa dos 30%.
Otimismo está de volta?
Depois de 4 meses de notícias ainda mais negativas que o esperado, nos últimos 2 meses algo começou a mudar. Primeiro foi o índice de confiança do empresariado. Após ficar bem próximo das mínimas históricas entre janeiro e abril, subiu em maio e novamente em junho. O empresário ainda vê o cenário brasileiro com desconfiança, mas não tanta como antes (ver no gráfico abaixo).
A confiança do empresário é importante porque quando ele acredita na economia, começa a fazer investimentos, comprar matéria-prima, contratar funcionários e tantas outras ações que movem o mercado pra frente.
Segundo pesquisa da FGV, embora os consumidores estejam totalmente insatisfeitos com a condição atual da economia, confiança para os meses futuros cresceu. Tanto maio quanto junho registraram aumentos em relação ao mês anterior e também em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Eventos do setor
Quando olhamos para os eventos do setor, também percebemos a animação. Semana passada aconteceu a Pneushow e a Expobor. O evento conjunto focado em borracha estava cheio. Contrariando as expectativas até dos próprios expositores, muita gente estava lá disposta não só a conhecer as novidades do mercado como também a comprar maquinário. O volume de visitantes foi 30% maior que o da última edição. E olha que a anterior foi em 2014, quando ainda não falávamos em crise. Bastava também olhar para os estandes e ver que muitas máquinas expostas acabaram vendidas na própria feira, o que muito nos anima.
Economia também vê que a luz no fim do túnel está mais perto?
Sim. Pelo menos segundo o relatório Focus, um boletim divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira. A agência Empiricus comparou os relatórios dos dias 31/12/2015 e 01/07/2016. O que se pode perceber é que, embora a inflação tenha subido e as expectativas para ela continuem ruins, a câmbio caiu e a expectativa do PIB de 2016 ficou ligeiramente melhor, com boas perspectivas para 2017.
Claro que a manutenção das expectativas positivas depende de como as questões políticas se encaminharão. Mas o futuro parece menos obscuro agora. Para quem está no fundo do poço, o único caminho é pra cima. Então, talvez realmente estejamos vendo uma luz no fim do túnel.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.