Historicamente o inverno é a época do ano quando as queimadas se intensificam devido ao clima seco, falta de chuvas e ventos fortes. Só no Corredor Dom Pedro, o número de queimadas às margens das rodovias dobrou no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2015. De janeiro a junho de 2016, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou 217 focos de incêndio, alta de 119% ante os 99 casos do ano anterior.
Basta uma ponta de cigarro lançada pela janela do veículo para iniciar um incêndio. Outras causas comuns, segundo a concessionária, são a utilização de fogo para limpar terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e balões. Onde tem fogo, tem fumaça, que pode ira para pista e reduzir a visibilidade. Este é o cenário perfeito para uma colisão traseira ou frontal.
Dicas de segurança –
Ao se deparar com uma queimada, o motorista deve reduzir a velocidade, fechar os vidros, manter distância segura do veículo da frente. Outras dicas são: não ligar o pisca alerta em movimento e não parar na faixa de rolamento. Uma medida importante é acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária da rodovia ou do DER.
Neblina
A neblina é outra característica desta época do ano. Ela também diminui a segurança na estrada, por isso requer cuidados especiais. Fizemos uma matéria especial sobre como evitar incidentes ao rodar por ela. Leia aqui.
Por Jaime Alves
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Tempo seco favorece queimadas – como evitar […]