sexta-feira, novembro 22, 2024

Sprinter 2017 chega com luz diurna e assistente de vento lateral

LançamentosSprinter 2017 chega com luz diurna e assistente de vento lateral

A família Sprinter 2017 chega com algumas novidades. A principal delas é o assistente de vento lateral. O sistema aciona os freios do lado que recebe fortes rajadas de ventos e mantém o veículo na trajetória, sem a intervenção do motorista. É, portanto, um importante reforço no pacote de segurança do modelo. Fora isso, nada de mais radical, além de mudanças sutis em conforto, como bancos maiores, e design, com novos para-lamas, grade central, capô do motor e faróis. A iluminação agora conta com a luz diurna para atender a nova legislação do uso de faróis baixos acesos durante o dia.

 Um novo padrão de segurança

O assistente de vento lateral (Crosswind Assist) é ativado a partir de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade. Como a Sprinter tem uma grande área lateral, ventos mais fortes representam um risco para acidentes. O sistema está presente nas configurações de rodado simples. As de rodado duplo têm pouca interferência de ventos laterais. Ainda integram o pacote de segurança: Airbag para o motorista, freios ABS e controle de estabilidade.

São 60 configurações disponíveis entre vans, furgões e chassis com cabine
São 60 configurações disponíveis entre vans, furgões e chassis com cabine

Luz diurna e novo farol de neblina direcional

A luz diurna é útil e prática. Basta ligar o motor que já acende e evita esquecimento e risco de multa. Mas não é de led e sim de lâmpadas comuns. Mais moderno, o led seria mais adequado em um veículo que parte de R$ 102 mil. Outro recurso de destaque são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas. O resultado é mais iluminação no campo próximo ao veículo. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.

Só caixa mecânica

A ausência do led pode ser pouco percebida, mas não a falta de uma caixa automatizada. A Sprinter 2017 só traz câmbio mecânico de seis velocidades, que trabalha bem com o motor 2.2 de quatro cilindros turbodiesel. Foi o que constatou a reportagem do Pé na Estrada ao dirigir um modelo no lançamento para a imprensa especializada.

A linha 2017 é considerada um aperfeiçoamento da segunda geração da família Sprinter lançada em 2012. São 60 configurações disponíveis entre vans, furgões e chassis com cabine, que chegam este mês aos concessionários.

Abertura de 270 graus da porta traseira e a versão com portas corrediças nas duas laterais flexibilizam as operações
Abertura de 270 graus da porta traseira e a versão com portas corrediças laterais facilitam operações

Principais novidades e destaques da nova linha Sprinter

  • Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral
  • Faróis de neblina com assistente direcional integrado
  • Luzes de circulação diurna
  • Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros
  • Novo design na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque
  • Novo design traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras

Diferenciais da linha Sprinter

  • Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Mercedes-Benz, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD
  • Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados
  • Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Ar condicionado (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Volante ajustável em altura e profundidade
  • Rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In
  • Fechamento central das portas por controle remoto
  • Vidros, travas e retrovisores elétricos
  • Faróis de neblina com assistente direcional
  • 4 versões de vans de passageiros: 9+1 / 15+1 / 17+1 e 20+1
  • Bancos premium exclusivos na van 9+1
  • Piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão
  • Portas com abertura de 270º para os furgões

Nova linha Sprinter

 

Modelo Motor

 

PBT

(kg)

Entreeixos

(mm)

Chassi 313 CDI

Street

OM 651 LA

129 cv @ 3.800 rpm

31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm

3.500 3.665 / 4.325
Chassi 415 CDI

 

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880 3.665
Chassi 515 CDI

 

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000 3.665 / 4.325
Furgão 313 CDI Street OM 651 LA

129 cv @ 3.800 rpm

31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.500 3.250 / 3.665 /

4.325

Furgão 415 CDI

 

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880 3.250 / 3.665 /

4.325

Furgão 515 CDI

 

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000 4.325, com opção de balanço traseiro prolongado

 

Por Jaime Alves, com informações técnicas da Mercedes-Benz

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados