A família Sprinter 2017 chega com algumas novidades. A principal delas é o assistente de vento lateral. O sistema aciona os freios do lado que recebe fortes rajadas de ventos e mantém o veículo na trajetória, sem a intervenção do motorista. É, portanto, um importante reforço no pacote de segurança do modelo. Fora isso, nada de mais radical, além de mudanças sutis em conforto, como bancos maiores, e design, com novos para-lamas, grade central, capô do motor e faróis. A iluminação agora conta com a luz diurna para atender a nova legislação do uso de faróis baixos acesos durante o dia.
Um novo padrão de segurança
O assistente de vento lateral (Crosswind Assist) é ativado a partir de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade. Como a Sprinter tem uma grande área lateral, ventos mais fortes representam um risco para acidentes. O sistema está presente nas configurações de rodado simples. As de rodado duplo têm pouca interferência de ventos laterais. Ainda integram o pacote de segurança: Airbag para o motorista, freios ABS e controle de estabilidade.
Luz diurna e novo farol de neblina direcional
A luz diurna é útil e prática. Basta ligar o motor que já acende e evita esquecimento e risco de multa. Mas não é de led e sim de lâmpadas comuns. Mais moderno, o led seria mais adequado em um veículo que parte de R$ 102 mil. Outro recurso de destaque são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas. O resultado é mais iluminação no campo próximo ao veículo. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.
Só caixa mecânica
A ausência do led pode ser pouco percebida, mas não a falta de uma caixa automatizada. A Sprinter 2017 só traz câmbio mecânico de seis velocidades, que trabalha bem com o motor 2.2 de quatro cilindros turbodiesel. Foi o que constatou a reportagem do Pé na Estrada ao dirigir um modelo no lançamento para a imprensa especializada.
A linha 2017 é considerada um aperfeiçoamento da segunda geração da família Sprinter lançada em 2012. São 60 configurações disponíveis entre vans, furgões e chassis com cabine, que chegam este mês aos concessionários.
Principais novidades e destaques da nova linha Sprinter
- Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral
- Faróis de neblina com assistente direcional integrado
- Luzes de circulação diurna
- Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros
- Novo design na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque
- Novo design traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras
Diferenciais da linha Sprinter
- Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Mercedes-Benz, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD
- Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados
- Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo)
- Ar condicionado (série ou opcional, conforme o modelo)
- Volante ajustável em altura e profundidade
- Rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In
- Fechamento central das portas por controle remoto
- Vidros, travas e retrovisores elétricos
- Faróis de neblina com assistente direcional
- 4 versões de vans de passageiros: 9+1 / 15+1 / 17+1 e 20+1
- Bancos premium exclusivos na van 9+1
- Piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão
- Portas com abertura de 270º para os furgões
Nova linha Sprinter
Modelo | Motor
|
PBT
(kg) |
Entreeixos
(mm) |
Chassi 313 CDI
Street |
OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm |
3.500 | 3.665 / 4.325 |
Chassi 415 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.665 |
Chassi 515 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 3.665 / 4.325 |
Furgão 313 CDI Street | OM 651 LA
129 cv @ 3.800 rpm 31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.500 | 3.250 / 3.665 /
4.325 |
Furgão 415 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
3.880 | 3.250 / 3.665 /
4.325 |
Furgão 515 CDI
|
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm 33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm |
5.000 | 4.325, com opção de balanço traseiro prolongado |
Por Jaime Alves, com informações técnicas da Mercedes-Benz
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.