sexta-feira, novembro 22, 2024

Caminhoneiro do Ceará é o sorteado em campanha da Volvo pela valorização do motorista

MercadoCaminhoneiro do Ceará é o sorteado em campanha da Volvo pela valorização...

“É extraordinário, uma daquelas coisas que você pensa que não vão acontecer com você. É a primeira vez que eu vou sair do país”, comemora Jairo, o sorteado na campanha da Volvo pela valorização do motorista. Ele é de Petencoste, cidade a 90 km de Fortaleza, no Ceará e foi um dos 3.393 motoristas responderam à pesquisa “Sua voz te leva longe”, que dava direito a concorrer à viagem à Suécia. Ao dar sua opinião sobre o que a profissão tinha de melhor e de pior, Jairo recebeu um número para concorrer. O sorteio foi realizado pela Loteria Federal no dia 03 de agosto, concurso nº 05098.

Conhecendo o caminhoneiro

Jair Cesar é o vencedor de campanha da Volvo pela valorização do motorista
Jair Cesar é o vencedor de campanha da Volvo pela valorização do motorista

Jairo tem 44 anos e começou a trabalhar como motorista de caminhão em 2000 transportando, especialmente, leite e arroz para uma empresa de Fortaleza.  Em 2011, iniciou a carreira de autônomo, como prestador de serviço para uma empresa de transporte de contêineres. Ele roda na Região Metropolitana de Fortaleza levando carga para o Porto de Pecém e de Mucuripe.

 

Qual o melhor da profissão de motorista?

O que ele mais gosta na vida de motorista é o que atrai muitos outros profissionais para a vida nas estradas: a possibilidade de conhecer novos lugares e pessoas. “A profissão tem seus problemas, mas para mim, para a minha realidade, é uma profissão praticamente sem stress, em que tenho a oportunidade de conhecer e aprender coisas novas todos os dias”, argumenta.

A promoção “Sua Voz Te Leva Longe” foi lançada pela Volvo como uma primeira ação de uma campanha de valorização do motorista profissional de caminhão. O objetivo da promoção foi ouvir a opinião dos motoristas sobre a vida nas estradas. Os caminhoneiros precisavam responder uma pesquisa para participar do sorteio.

“Sabemos as dificuldades enfrentadas no dia a dia nas estradas, mas a pesquisa foi uma forma de darmos voz aos motoristas e de entender melhor suas percepções, se sente que é reconhecido na profissão, se se sente respeitado”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.  “Se os caminhões pararem, o Brasil para. Tudo que chega até nós, seja em nossas casas ou no trabalho, em algum momento foi transportado em um caminhão”, complementa a executiva.

Ações pela valorização do caminhoneiro

Com o resultado da pesquisa em mãos, a Volvo vai desenvolver ações de mobilização do setor, que contribuam com a maior valorização da profissão e respeito pelos motoristas de caminhão. “Os dados da pesquisa vão nos oferecer subsídios para ações que contribuam para que a profissão de motorista seja mais valorizada a partir do ponto de vista dos próprios motoristas”, destaca Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Viagem com Pedro Trucão

Caminhoneiros contam o que a profissão tem de melhor e pior
Caminhoneiros contam o que a profissão tem de melhor e pior

No início da promoção, o Pedro Trucão perguntou a diversos motoristas o que mais e menos gostavam da profissão (relembre a matéria clicando aqui), agora ele e o Jairo Cesar vão para a Suécia comparar a realidade do profissional de lá com aqui. Nós do Pé na Estrada vamos embarcar nessa jornada e mostrar para todos os outros profissionais brasileiros o que é diferente no dia a dia do caminhoneiro sueco. A ideia é buscar os aspectos positivos e quem sabe começar uma mudança em terras brasileiras. 

A Volvo afirma que sempre deu atenção ao motorista. Os caminhões da marca são desenvolvidos com avançadas tecnologias que oferecem conforto e segurança ao profissional das estradas. Além disso, as casas da rede de concessionárias da marca inauguradas nos últimos cinco anos, oferecem estrutura de descanso aos motoristas; e a empresa investe em treinamentos como o TransFormar, que tem como foco o lado comportamental e emocional do motorista.

Fonte: Assessoria Volvo adaptado

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados