Muita gente estava aguardando, também, não era para menos, foram 10 anos de desenvolvimento até a chagada da Próxima Geração Scania, ou Next Generation Scania, como foi apresentada ao mundo a nova linha. Em um palácio de Paris/França, a montadora falou sobre inovação, conectividade, sustentabilidade e consumo de combustível. Tudo para preparar o clima para a grande revelação dos novos modelos da marca.
Próxima Geração Scania
Antes da apresentação oficial, muito se especulou sobre o novo desenho da cabine. Falou-se até em volta de modelos bicudos. Mas a apresentação mostrou mudanças menos radicais. Embora sejam claras as modificações, o caminhão segue tendo “cara de Scania”. Foram 10 anos e 2 bilhões de Euros investidos no projeto, que resultou também na nova série S.
Economia
Um dos principais pilares de mudança da nova geração de caminhões Scania foi o pilar da economia. Segundo a montadora, a mudança exterior da cabine foi pensada para melhorar a aerodinâmica e com isso gerar economia de combustível.
Muitos testes foram feitos em túneis de vento para estudar a trajetória do ar e tentar diminuir ao máximo o atrito com o ar, gerando a economia prometida.
Outro fator de mudança foi o trem de força. Segundo a montadora, os bicos injetores foram redesenhados para que a relação de injeção de combustível fosse modificada, o que faria com que o motor chegasse mais rápido a equação ótima. Ou seja, o motor chegaria mais rápido ao estágio em que a quantidade de combustível injetada é a exata para otimizar a combustão.
A combinação das em aerodinâmica e trem de força trariam uma economia de 5% de combustível nos novos modelos.
Conforto e Segurança
A montadora destaca ainda que o conforto foi uma das principais preocupações no lançamento da Próxima Geração Scania. O desenho da nova cabine S, segundo executivos da marca, foi pensado primeiramente pela posição do caminhoneiro e depois se construiu a cabine ao redor dele. O chão é totalmente liso, sem nada entre as poltronas do motorista e passageiro. Diversos outros detalhes foram pensados para o conforto do piloto.
A nova linha possui um opcional interessante para o quesito segurança, uma “cortina air-bag”, que protege o motorista em capotamentos principalmente. Segundo a montadora, mais de 40 caminhões foram destruídos nos testes (veja abaixo). E cada teste de capotamento chegava a levar até um ano para ser planejado. A montadora acredita que o novo dispositivo pode diminuir as mortes por acidentes em até 25%.
O caminhão já está em produção na planta da marca na Suécia. Um dia deve chegar ao Brasil, mas por enquanto ainda não temos nenhuma prazo.
Futuro
A empresa afirma que o futuro estará baseado em veículos elétricos, veículos híbridos, conectividade e veículos autônomos. Afirma ainda já estar em testes com caminhões 100% autônomos, ou seja, sem a presença de motoristas, em operações de mineração, mas que isso ainda vai demorar para chegar ao mercado.
Para saber mais sobre os caminhões da Próxima Geração Scania, veja o vídeo de apresentação. O vídeo está em inglês, mas algumas coisas são interessantes de ver mesmo para quem não entende a língua, como os testes de capotamento.
Link da apresentação:
https://www.youtube.com/watch?list=PL_pZGFQt5xzu3kSQCuNw5B2ZMDO7SnwOT&v=8wQsNbDae2k
Veja em quais minutos encontrar cada assunto:
Futuro – 15:00
Conforto – 35:20
Consumo – 39:09
Segurança e testes – 44:50
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.