Cummins apresenta inovações tecnológicas para economia de diesel

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A crise econômica atual não inibe investimentos em inovação. Pelo menos na Cummins. Presente em 197 países, a companhia investiu 700 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento no ano passado para aperfeiçoar 76 produtos. Os resultados estão aparecendo. Esta semana a empresa apresentou a jornalistas especializados e um seleto grupo de cliente algumas tecnologias voltadas para a economia de combustível e redução nas emissões de poluentes.

A reportagem do Pé na Estrada estava presente no inédito evento Cummins Innovation Week e conferiu as novidades. Uma das principais tecnologias apresentadas, já em operação no mercado norte-americano, é o Adept (Advanced Dynamic Efficient Powertrain). Trata-se de um conjunto de recursos eletrônicos avançados instalado no motor que verifica automaticamente as condições de aceleração, monitorando em tempo real a performance da máquina de forma quase imperceptível ao motorista.

Banguela eletrônica

Outra função do Adept é o Smart Coast, que em cruise control (o piloto automático, que trava a velocidade) mantém a velocidade média do veículo mesmo desacoplando a transmissão. Isso mesmo, o sistema identifica, por exemplo, numa descida, que não há aceleração e o veículo não precisa da força do motor e, então, desacopla a transmissão, ou seja, coloca na banguela. Basta pisar no acelerador ou no freio para o sistema desarmar e acoplar novamente a transmissão. O que o Smart Coast faz é reduzir o tempo de injeção de combustível levando a uma redução de consumo estimada em 3%. O sistema ainda conta com o EBP (Economy Balance Performance).

EBP

EBP (Economy Balance Performance)
EBP (Economy Balance Performance)

O EBP é uma chave seletora no painel do caminhão que permite ao motorista mudar entre os diferentes ajustes de funções voltadas à economia de combustível, de acordo com a demanda das condições de estrada e de operação. O acionamento do modo Econômico é recomendado quando o caminhão está vazio ou com pouca carga, sem inclinações nas estradas. A opção Balanceada é destinada quando há carga máxima de transporte no veículo, inclinação normal e, nesta condição, o ajuste é moderado. Já a opção Performance desabilita todas as funções quando existe peso bruto de transporte e alta inclinação. Segundo testes da Cummins, a utilização da tecnologia EBP pode chegar a 8%. A Cummins também apresentou software, plataforma de monitoramento de filtros e um novo motor, o ISG 12.

Motor ISG 12

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Segundo a Cummins, o motor ISG 12 tem baixo peso, pouco consumo e elevada potência

O motor ISG 12 tem baixo peso, pouco consumo e elevada potência, conforme a Cummins. Tem 510 HP, pesa 860 quilos e é para caminhões de 45 toneladas. Atende as mais recentes normas ambientais, como Euro 5 e 6.

Por Jaime Alves com informações da Cummins

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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