quinta-feira, novembro 21, 2024

Bosch lança relés de acendimento automático de faróis



LançamentosBosch lança relés de acendimento automático de faróis



Desde que a Lei do Farol Aceso entrou em vigor, o Mercado esperava por soluções que não deixassem os motoristas se esquecerem de acender o farol baixo e também que permitissem o acendimento apenas deles, sem a necessidade de gastar luzes de lanternas a toa. A primeira solução que atende à legislação chegou rápido. A Bosch apresenta ao mercado de reposição automotiva relés de acendimento automático de faróis.

reles de acendimento automatico de farois


Imagem: Divulgação/Bosch

Funcionamento

A dispositivo é acionado em aproximadamente sete segundos após a partida do veículo, assim o motorista não precisa mais se preocupar em ligar os faróis. O dispositivo também é desativado automaticamente assim que o motorista desliga o veículo. O relé está disponível em duas versões – 12 e 24 volts, atendendo tanto o mercado de leves quanto o de pesados.

Ainda segundo a empresa, o produto oferece ampla cobertura da frota circulante, é desenvolvido para proporcionar longa vida útil, menor ruído na execução de sua aplicação, além de chaveamento de alta potência e funcionamento sob diversas temperaturas. A Bosch afirma também que o relé oferece melhor resistência à vibração, impactos e variações climáticas.

 

Mas qual a diferença com os relés proibidos?

Muita gente instalou relés diretamente no alternador, o que segundo as montadoras não traria nenhum problema ao veículo, mas era entendido pela PRF como uma violação da Resolução 227/2007 do CONTRAN, que exige que haja uma forma de ligar e desligar os faróis de forma manual. Segundo a Bosch, este relé é ligado na bateria e assim o motorista consegue efetuar o controle manualmente também, atendendo a resolução.

Se você tiver dúvidas quanto a Lei do Farol Aceso, veja nossa matéria completa clicando aqui.

 

Por Paula Toco com informações da Bosch

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

4 COMENTÁRIOS

  1. Um policial rodoviario me instruiu que não pode!!! É considerado alteração de caracteristica,haja visto,que para acender o farol,obrigatoriamente temos que acender tambem as lanternas, ou seja,multa do mesmo jeito!!!!

  2. Luiz, a lei do farol baixo, exige apenas os farois acesos, em momento algum cita a necessidade das lanternas também ligadas. O problema é que no Brasil tudo é feito e resolvido a toque de caixa, e quando é para arrecadar, a delícia nós envolve. Leis por aqui existem as pampas, nenhuma são cumpridas, somente as que geram lucros. Somos o país do berço esplêndido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados