Conheça o caminhão que não gasta combustível e chega a 1.000 cv

LançamentosConheça o caminhão que não gasta combustível e chega a 1.000 cv

A promessa veio em julho, lembra? Mas foi só em dezembro de 2016 que a Nikola Motors finalmente revelou o seu Nikola One, um veículo que, segundo a empresa, vai revolucionar o mercado. Imagine um caminhão que não gasta combustível, não polui, tem 1.000 cavalos de potência e um toque maior que qualquer outro no mercado. Imaginou? Segundo a montadora, tudo isso será real em 2020 quando seu veículo chegar ao mercado.

caminhão que não gasta combustível
Primeira apresentação mundial do Nikola One, o caminhão que não gasta combustível

Combustível e abastecimento

Esqueça as paradas para abastecer, esqueça a preocupação com o preço do diesel. O Nikola One é movido a bateria e a hidrogênio, ou seja, dispensa por completo o uso do petróleo. Segundo a empresa, a ideia é que as baterias de lítio nunca precisem ser carregadas, elas irão se auto carregar ao longo do percurso, principalmente em descidas e freadas. Além disso o hidrogênio entrará como fonte auxiliar de energia. Com essa combinação, a Nikola Motors promete de 1.600 a 2.000 quilômetros de autonomia para o caminhão.

Quando acabar o hidrogênio, o motorista irá parar em uma das estações de abastecimento que a empresa promete abrir a partir de 2018. Mas nada de abrir a carteira. Para quem está comprando o veículo agora, a montadora está oferecendo quase 2 milhões (eu disse DOIS MILHÕES!) de quilômetros em combustível. Ou seja, durante praticamente toda a vida útil do veículo, o combustível será por conta do fabricante. A empresa calcula que o reabastecimento de hidrogênio durará em torno de apenas 15 minutos.

Nas estações, o motorista poderá plugar as baterias para poder passar a noite com ar-condicionado, TV e todos os outros eletrônicos do caminhão ligados sem se preocupar em consumir todo o estoque de bateria. Esse serviço também será gratuito. A empresa promete 364 estações prontas para quando o caminhão chegar ao mercado. Ela estuda também fazer parcerias para que essas estações tenham as mesmas conveniências que um posto de gasolina, como banheiros, restaurantes e etc.

caminhão que não gasta combustível
O caminhão que não gasta combustível fóssil tem um sistema de baterias na traseira

Potência e peso

A empresa promete até 1.000 cavalos de potência e torque 21% maior que o dos veículos a diesel. Isso permitiria uma velocidade média maior em subidas e ultrapassagens. Segundo a empresa, esse aumento de potência não significa aumento de peso. Exatamente o oposto. A Nikola garante que seu produto será em torno de 4 toneladas mais leve que o correspondente a diesel. Isso reflete em quatro mil quilos a mais de capacidade de carga.

Conforto e segurança

O que muda pro caminhoneiro esse novo caminhão? Segundo a empresa, muda muito. A começar pela entrada do motorista na cabine. Como está sendo desenvolvido para o mercado americano, ele foi pensado com uma cabine muito maior do que as que temos por aqui. A porta foi movida para trás do banco do motorista. Para chegar a ela, não existe um estribo, é praticamente uma escada, onde o motorista entra caminhando e não pendurado como atualmente. A mudança da porta também diminui as colunas na frente do veículo, assim o motorista passa a ter uma visão panorâmica da pista e diminuem os pontos cegos.

Quanto aos equipamentos internos, o caminhão deve contar com duas camas, geladeira grande, armário, micro ondas, ar-condicionado, Bluetooth e TV de 40 polegadas.

Os freios de um sistema elétrico, segundo a Nikola Motors, também são muito mais eficientes, o que permitirá ao motorista freadas muito mais rápidas. Segundo estimativas da empresa, enquanto um caminhão comum, carregado e a plena velocidade, leva em média 85,4m para parar, o Nikla One levará apenas 76,2 m. São quase 10m de diferença, ou o espaço de dois carros.

Outra característica é o silêncio. Próprio de motores elétricos, ele aumenta o conforto do motorista e diminui a incidência de problemas auditivos, algo característico da profissão. Segundo a empresa, mesmo quando o veículo está funcionando com o hidrogênio, o silêncio se mantém.

Interior do Nikola Zero, o veículo leve da empresa, também protótipo
Interior do Nikola Zero, o veículo leve da empresa, também protótipo
Visão panorâmica da cabine é um dos itens destacados pela fabricante
Visão panorâmica da cabine é um dos itens destacados pela fabricante

Preço, garantias, manutenção

O preço ainda não foi revelado, mas o fabricante garante que a operação como um todo será 50% mais barata que a de um veículo a diesel. Isso porque o valor do leasing deve ser mais caro, porém o transportador não terá gasto com combustível, terá maior capacidade de carga e menor custo de manutenção. Aliás, no preço do produto está embutido o contrato de manutenção pelos primeiros 7 anos. Após esse período a intenção de empresa é que se troque o caminhão e se faça um novo leasing.

Cabine simples

A empresa ainda pretende lançar uma versão cabine simples: o Nikola Two, o caminhão que não gasta combustível para curtas distâncias. Os benefícios e características são praticamente os mesmos, exceto claro, o espaço na cabine e a porta de entrada.

A versão Two, o único que muda é a cabine que passa a ser simples.
Na versão Two, o único que muda é a cabine que passa a ser simples.

E é confiável?

Isso só o tempo dirá, mas a Nikola Motors fez uma série de parcerias com empresas conhecidas como Wabco, Meritor e Ryder. Muita gente está apostando. O fabricante está aceitando encomendas a um depósito de U$ 1.500,00 e já arrecadou mais de 3 bilhões em pedidos (considerando o valor total de todos os caminhões já reservados). Novas informações devem surgir no segundo semestre de 2017. Para mais fotos e informações, clique aqui e visite o site da Nikola Motors.

E você, o que acha desse novo conceito de caminhão?

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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