A física explica o tombamento dos caminhões. Basicamente é assim: por ser alto e pesado, é muito fácil deslocar o centro de gravidade. Bastam movimentos bruscos e velocidade pouco acima do ponto de segurança nas curvas. Mas e as caçambas, por que, mesmo paradas, elas também tombam? “O motorista para num piso inclinado, começa a levantar a caçamba e a tampa não abre, ou só cai material de um lado. Isso é suficiente para que a caçamba incline e tombe mesmo parada”, explica Rubem Penteado de Melo, Engenheiro da empresa TRS, especializado em segurança automotiva.
Até um pneu baixo pode ser o gatilho para o tombamento. Feixes de molas também. Por isso é importante a inspeção e a manutenção preventiva. Imagina se quebra uma mola no momento do basculamento? Mas hoje em dia existe tecnologia para evitar que a caçamba tombe. Pelo menos ajuda muito. É sistema eletrônico que monitora a inclinação do veículo e até interrompe automaticamente o basculamento ao perceber uma condição insegura. Se a caçamba não tem sistema eletrônico para avisar o motorista sobre o risco de tombamento, vai no olho mesmo. O que importa é a segurança.
Dicas de segurança
- Confira se a carga está carregada de maneira uniforme para não haver excessos de uma lado só.
- Tenha maior cuidado com carga úmida, que pode grudar na caçamba e aumentar o perigo de tombamento.
- Não exceda o limite de carga previsto na Lei da Balança.
- Antes de bascular, confira se a porta traseira está aberta.
- Fique atento à rede elétrica, cabos e postes.
- Mantenha as pessoas afastadas durante o basculamento.
- Não bascule durante ventos fortes.
- Alinhe o conjunto cavalo-carreta antes de iniciar a descarga.
- Se a carga não descer, não dê trancos com a caçamba levantada.
Fonte: Rubem Penteado de Melo – Engenheiro TRS
Leia também: Nova resolução aumenta segurança na operação de caçambas
Por Jaime Alves
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.