Não é segredo que as melhores rodovias do Brasil são concessionadas. No ranking das 10 melhores do país, todas são privatizadas, fato que diz muito sobre a gestão pública de rodovias no Brasil. Não à toa, uma das reclamações mais comuns dos motoristas é o preço do pedágio. Também já vimos por aqui a lista das piores estradas pedagiadas do Brasil, que nos faz questionar se o dinheiro pago nos pedágios está sendo aplicado da melhor forma possível.
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, cerca de 10,2% da malha rodoviária federal e estadual pavimentada no Brasil estão concedidos a empresas, percentual alto em comparação à países como China e EUA, que possuem uma malha rodoviária bem maior que a nossa.
Parece que o poder público vê a privatização como solução para a melhoria da infraestrutura das estradas do país. Mas, na prática, essas melhorias acontecem? Listamos abaixo alguns dos pedágios mais caros do país e quem responde essa pergunta é você.
Rodovia Anchieta (SP 150) – Riacho Grande
Concessionária: Ecovias
Auto 2 eixos: R$ 25,20
Caminhão 5 eixos: R$ 126,00
Rodovia dos Imigrantes (SP 160) – Piratininga S
Concessionária: Econorte
Auto 2 eixos: R$ 25,20
Caminhão 5 eixos: R$ 126,00
Rodovia dos Cereais (BR 369) – Praça Jataizinho
Concessionária: Econorte
Auto 2 eixos: R$ 18,60
Caminhão 5 eixos: R$ 75,50
Rodovia Grande estrada (BR 227) – São José dos Pinhais
Concessionária: Ecovia
Auto 2 eixos: R$ 18,00
Caminhão 5 eixos: R$ 75,50
Rodovia dos Cereais (BR 369) – Jacarezinho
Concessionária: Econorte
Auto 2 eixos: R$ 17,10
Caminhão 5 eixos: R$ 75,50
E você, já rodou por esses trechos? O preço reflete na qualidade dessas estradas? Na sua opinião, quais são os pedágios mais caros do Brasil?
Por Pietra Alcântara com informações da ARTESP, ABCR e Jornal Nexo
[…] Confira também: Você sabe quais são pedágios mais caros do Brasil? […]