No mês passado, a empresa Tesla foi responsável pelo primeiro lançamento de um caminhão pesado movido apenas à energia elétrica. Se trata do Semi, que inaugurou o segmento de pesados movidos à eletricidade, realidade que se torna cada vez mais presente no mercado.
Uma startup americana, a Thor Trucks, anda chamando a atenção com um lançamento semelhante, o chamado ET-One, o primeiro de uma gama de caminhões da marca. A Thor Trucks pretende prospectar apenas uma pequena parcela do mercado americano, diferentemente de sua concorrente Tesla, que tem como objetivo dominar o mercado dos caminhões elétricos.
A empresa, que possui 17 funcionários ao todo e um fundador de apenas 25 anos de idade, está de olho no mercado americano de caminhões e escolheu um bom momento para colocar seu veículo em evidência, visto que os transportadores começam a considerar os caminhões elétricos como alternativas reais e viáveis de transporte. O Tesla Semi, por exemplo, já fechou reservas com empresas de renome internacional nos EUA e acumula em poucas semanas 1.200 reservas.
Mas, diferentemente da Tesla, a Thor Trucks não fabrica tudo. A empresa compra um caminhão diesel comum, saca seu motor e câmbio, introduzindo baterias de lítio num envólucro hermeticamente fechado, bem como um potente motor elétrico de 700 cv, além de controladores eletrônicos. A empresa também modifica a cabine e introduz uma tela de 20 polegadas para gestão do veículo. Por enquanto, Semler não revelou outros detalhes do ET-One, o que sem dúvida criará expectativa nos transportadores interessados.
Construído com componentes de primeiro nível, o ET-One é projetado para o máximo de tempo de atividade e reparos de baixo custo. O veículo varia até 300 milhas para tratores e caminhões regionais e de curta distância. Suas baterias foram projetadas de acordo com a demanda de veículos comerciais, que possuem longos e duros ciclos de serviço. O ET-One foi projetado pensando tanto no operador de frota quanto no motorista de caminhão, já que a intenção é criar um veículo que se integre perfeitamente à uma frota já existente.
O Thor Trucks ET-One chegará ao mercado americano em 2019 e promete uma briga boa com o Semi, tendo a mesma capacidade de tração de 36 toneladas. O preço sugerido é de US$ 150.000, o mesmo pedido para a versão de menor alcance do Semi. Assim como este, a autonomia é de 480 km, sendo este um calcanhar-de-aquiles para o novo caminhão. O Semi tem opção de 800 km, mas custa US$ 200.000.
A produção está programada para começar em 2019, assim como o Tesla Semi, mas a Thor Trucks pretende chegar lá mais rápido. Ser o primeiro a comercializar pode ser a vantagem que o ET-One precisa para entrar e se estabelecer no mercado dos caminhões pesados e inaugurar o segmento dos elétricos em grande estilo. Uma coisa é certa: a concorrência está apenas começando.
E você, acha que a eletrificação dos caminhões será positiva ou negativa para os estradeiros? Deixe seu comentário!
Por Pietra Alcântara com informações do Bloomberg
Acho ridículo isso,kkkk 800km…cara nunca que veículos eléctricos vão ter a mesma desenvoltura que os a combustão,quer mais facilidade do que você parar em um posto em em 20min sair de novo com tanque cheio para rodar mais de 1000km.
E outras isso dai que eles chamam de caminhão e feio de mais,e igual aos carros eléctricos tudo feio e sem emoção.
com tanta tecnologia e recursos,não entendo a mentira de dizerem que veículos a combustão polui,me explica então o sistema do ARLA32,que disseram que a poluição e quase 0%….