sexta-feira, novembro 22, 2024

Terminais de ônibus em São Paulo recebem peças teatrais sobre respeito no trânsito

DicasTerminais de ônibus em São Paulo recebem peças teatrais sobre respeito no...

Nesta semana de feriado na cidade de São Paulo, os terminais de Diadema recebem apresentações teatrais que enfatizam a segurança e o respeito no trânsito e nos transportes públicos.

Na quarta-feira (24/01) o evento acontece no Terminal Metropolitano Diadema. Na quinta (25/01) e sexta-feira (26/01) os atores se apresentarão no Terminal Metropolitano Piraporinha. Esta é uma parceria entre a EMTU e a prefeitura do município.

Uma dupla de atores abordará os usuários para interagir e chamar a atenção em relação à segurança na travessia entre as plataformas, que deve ser feita pela faixa de pedestres, à necessidade de uso adequado de mochilas, de fones de ouvido e transporte de grandes volumes no interior dos ônibus para não incomodar os demais passageiros.

O respeito aos assentos reservados e à prioridade para o embarque de pessoas com necessidades especiais e idosos também serão assuntos nas esquetes teatrais que ocorrem em dois horários: na parte da manhã, entre 9 e 11 horas, e à tarde, das 13 às 15 horas.

 

Educação no trânsito

De acordo com o levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), feito em 2009 abordando 178 países, todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Infelizmente, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

As tentativas de reverter esse quadro vão desde a construção de rodovias mais seguras à carros cada vez mais equipados com dispositivos de segurança. Mas nada disso adianta sem um condutor educado e preparado para assumir a direção.

Segundo especialistas, a formação ideal de um motorista consciente começa muito antes dos 18 anos. Por isso, ações como essa são muito importantes para a formação de pedestres e motoristas mais conscientes.

Algumas empresas reconhecem essa importância e investem nisso. É o caso de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de São Paulo, que desenvolveu um projeto-piloto que transforma uma das salas do estabelecimento em um espaço multimídia.

Lá o instrutor e os alunos trabalham o conteúdo com o uso de tabletes – buscando uma abordagem dinâmica com a utilização dos conceitos online e offline para a formação de novos motoristas.

Veja também: 4 infrações mais comuns no trânsito

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados