O presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou no começo da noite de quarta-feira, 23, uma redução de 10% no valor do diesel nas refinarias. A medida é emergencial e deve ser mantida por 15 dias.
Nesse tempo, espera-se que o governo converse com a categoria e encontre uma solução mais duradoura pra o problema. A medida representa, mais ou menos, uma queda de R$ 0,26 no litro do diesel.
O anúncio acontece um dia depois da Petrobrás garantir que não mudará a nova política de preços, por isso a empresa enfatisa que a medida tem caráter excepcional. “Num momento como esse, é importante que as partes reajam com boa vontade, como a Petrobras fez”, afirmou Parente.
Embora o presidente da estatal tenha dito “Não tivemos pressões do governo ou de movimentos sociais. Estamos fazendo uma avaliação realista da situação do país”, é pouco provável que a queda no preço acontecesse sem a pressão dos motoristas e o desabastecimento gerado por ela.
O consumidor deve ficar atento ao fato de a medida ser sobre o valor que sai da refinaria, o que não garante que todo o desconto chegará na bomba. A mudança no valor vale apenas para ao diesel, não incluindo a gasolina.
O anúncio acontece logo após representantes dos caminhoneiros saírem sem acordo de uma reunião com o governo.
Por Paula Toco