As chuvas da última semana na região de Umuarama (PR) estão exigindo esforços concentrados da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários para a conservação e recuperação de estradas danificadas por enxurradas.
Veja também: 5 dicas para sobreviver a uma enchente
Atualmente, nenhuma estrada está interditada no município – com exceção daquela em que Prefeitura realiza serviços de melhoria na tubulação para passagem de água fluvial ou melhoria na drenagem pluvial. Em outros locais, porém, a situação é precária.
Na última sexta-feira, 26, a passagem pela ponte sobre o Ribeirão Piava ficou temporariamente comprometida na Estrada Jaborandi, na Estação de Captação de Água da Sanepar. Além de carrear muita terra e lama para a ponte, a enxurrada corroeu parcialmente uma das cabeceiras e a Defesa Civil optou pela interdição, até que as máquinas recuperassem a segurança para a passagem de veículos. A situação foi resolvida ainda no sábado de manhã.
No povoado de Nova Jerusalém, a Prefeitura está recuperando galeria e aterro na Estrada Paulista, onde o córrego Água do Burro havia causado um início de erosão. “A previsão é terminar o serviço nesta terça ou no máximo até quarta-feira, antes que cheguem as chuvas”, disse o secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.
Construção de ponte
A Prefeitura promete realizar no próximo dia 9/11 uma licitação para contratar empresa para construção de uma ponte de concreto armado sobre o Córrego Esperança, com recursos do Ministério da Integração Nacional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O valor máximo foi definido em R$ 313,3 mil. Outra via danificada pelas chuvas foi a Estrada Dias, nas proximidades da antiga farinheira. A situação é mais precária na ponte sobre o Rio de Veado, próximo ao entroncamento com a Estrada Moema.
Leia também: 7 cuidados para rodar na chuva
Adaptado de Portal da Cidade Umuarama