Anunciado na Europa nesta semana, o Nikola Tre promete ser o novo caminhão do futuro. A empresa afirma que o veículo está no nível 5, o nível mais alto de autonomia, em que o sistema do caminhão funciona sem motorista. Porém, não fica claro como isso se dá.
Leia também: Conheça o Nikola One, o caminhão que promete revolucionar o mercado
O Tre, assim como o Nikola One, usa uma célula de combustível de hidrogênio para alimentar motores elétricos que geram até 1.000 cavalos de potência, e também oferece vetorização de torque. Segundo a empresa, ele é capaz de viajar entre 500 e 1.200 km em um único tanque, dependendo de como está configurado, e pode ser reabastecido em cerca de 20 minutos.
Funcionar à base de nitrogênio permite que o caminhão reabasteça rápido e que pese menos. Sobre o peso, a Nikola afirma que o caminhão Tre é mais leve que um caminhão a diesel, o que permite levar mais carga. Porém, não revelam no site oficial qual o peso do novo caminhão.
As rodas do Nikola Tre podem ser controladas de maneira independente, tendo sua velocidade ajustada durante curvas, manobras, aceleração e frenagem.
Falando sobre eletricidade, ao passo que motores a diesel exigem altas rotações para atingir o pico de torque, os motores elétricos atingem o pico de torque quase instantaneamente, em pouco tempo. Segundo a empresa, isso permite que os caminhões Nikola acelerem quase 2 vezes mais rápido que um caminhão a diesel. A máquina promete ainda uma tecnologia que usa energia somente quando é necessário, sem marcha lenta e com frenagem regenerativa.
Planos para o futuro
Já é possível fazer reservas do novo caminhão, pensado para o mercado europeu. O Tre, que significa três em norueguês, começará a ser produzido entre 2022 e 2023, na mesma época que a versão norte-americana do caminhão.
Os EUA e a Europa têm regulamentos de transporte diferentes. Por isso, a Nikola teve de projetar um modelo diferente para atender a esses regulamentos antes de tentar entrar na Europa. A empresa possui outros dois caminhões que ainda não estão em produção, anunciados anteriormente: o Nikola One e o Nikola Two.
A Nikola exibirá um protótipo do Tre durante o evento Nikola World em 16 de abril e 17 de abril em Phoenix, no Arizona (EUA).
Os testes europeus estão previstos para começar na Noruega por volta de 2020, segundo a empresa.
E você, o que imagina para o futuro do transporte?
Veja também: E a cabine sumiu – o futuro autônomo e elétrico dos caminhões Volvo
Por Pietra Alcântara com informações da Nikola Motors