A pandemia mundial do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mostra que receber informações de confiança faz a diferença na vida das pessoas. Mas quais são as obrigações da imprensa de transporte nessa história?
Listamos algumas das obrigações da imprensa de transporte na hora de informar motoristas e empresários do ramo. Continue lendo e confira quais são:
1. Checagem de informações
As notícias falsas estão mais presentes do que nunca. Por isso é uma das obrigações da imprensa checar se determinada informação é verídica ou não e esclarecer a questão para o público.
Por exemplo, estava circulando nas redes que apenas os caminhões que transportam alimentos poderiam transitar nas cidades durante a quarentena. Essa é uma notícia falsa e é papel da imprensa de transportes ir atrás dos fatos nesses casos.
Confira a matéria 4 mitos sobre coronavírus no transporte para saber mais sobre notícias falsas a respeito do coronavírus.
2. Questionamento às autoridades e empresas
Ser um intermediador entre a população, empresas e autoridades também é responsabilidade da imprensa. Quando um caminhoneiro conta um caso de abuso ou negligência, cabe à imprensa divulgar o ocorrido e ouvir o outro lado, questionando uma posição.
No caso da pandemia de coronavírus, cabe à imprensa questionar o que as empresas estão fazendo em prol dos motoristas e funcionários, além de cobrar posicionamento de outras entidades como órgãos públicos e associações da categoria.
3. Divulgação de ações a favor da população
Não é só de notícia ruim que se alimenta o jornalismo. Em tempos difíceis, ações a favor da população devem ser destacadas e esta é mais uma obrigação da imprensa.
No caso do momento que estamos vivendo, famílias e proprietários de comércios como restaurantes e mercearias estão distribuindo marmitas nas estradas. Concessionárias distribuem kits higiene para motoristas.
Saber dessas ações incentiva outros a fazerem o mesmo e traz esperança para quem lê e acompanha as notícias.
4. Informação sobre mudanças na legislação
A pandemia tem ocasionado uma série de mudanças na rotina das pessoas, no funcionamento das empresas e até mesmo na legislação.
Órgãos de trânsito estão extendendo prazos e suspendendo restrições. Essas mudanças acontecem todos os dias e ainda podem haver novas medidas. É obrigação da imprensa informar a população sobre isso e esclarecer dúvidas.
Por Pietra Alcântara