Conforme anunciado pelo Ministério da Infraestrutura, caminhoneiros serão prioridade na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que já tem data para começar: 16 de abril.
Leia também: PRF mapeia pontos de apoio ao caminhoneiro
Estão também inclusos no grupo prioritário, além dos caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo.
Neste ano, a campanha de vacinação mudou de abril para março para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos.
A terceira fase da campanha ocorrerá entre 9 e 22 de maio, da qual participarão crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com mais de 55 anos e pessoas com deficiência.
Transporte de testes rápidos
O Ministério da Infraestrutura também está auxiliando o Ministério da Saúde na logística de distribuição dos primeiros 500 mil kits de teste rápido para o Coronavírus.
O lote faz parte de um montante de 5 milhões de itens adquiridos e doados pela Vale e chegou ao Brasil na segunda. O material já tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já foi liberado para o centro de logística do Ministério da Saúde em São Paulo.
O Ministério da Infraestrutura foi responsável por garantir a oferta de linhas aéreas essenciais para o despacho do material entre os estados e também deve atuar em suporte quando houver lacunas na distribuição. O ministro Tarcísio está em contato com os estados através do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e conta com a possibilidade de usar aeronaves e veículos oficiais, além do apoio das Forças Armadas.
Adaptado de Ministério da Infraestrutura