Você já recebeu alguma mensagem via WhatsApp sobre o risco de incêndio no veículo por causa do álcool em gel? Esses dias nos deparamos com essa imagem circulando por aí, que fala que a higienização da chave do veículo causa incêndio:
Assista também: Compartilhamento de “fake news”, como se proteger?
A mensagem foi atribuída à concessionária Guavepe, da Volkswagen, que fica na Bahia. Se você receber algo parecido, fique atento, é uma notícia falsa.
A própria concessionária desmentiu a fake news em seu perfil do Instagram. Confira abaixo:
Álcool em gel pode causar explosão no veículo?
A notícia é falsa, mas resta saber se existe risco de incêndio caso o motorista use álcool em gel dentro do veículo, ao por exemplo, higienizar a chave.
Segundo Gerardo Portela, doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança pela COPPE (UFRJ) que falou ao G1, a hipótese levantada depende da quantidade de álcool usada e é improvável.
Em outras palavras, é necessário o uso de uma quantidade de álcool suficiente para que se forme a chamada “mistura perfeita” para a queima ou explosão.
“Em termos físicos e químicos, é algo possível de acontecer, mas improvável. Precisa haver uma conjugação perfeita, a quantidade exata de álcool”, explica. “O que implica é a mistura proporcional de combustível e oxigênio, que a gente chama de atmosfera explosiva. Se a pessoa usa uma quantidade de álcool suficiente, se esse álcool evapora e vai se misturando ao ar dentro do carro, isso pode, sim, ser perigoso. Mas se você faz a higienização, deixa o carro parado e fechado, é necessária uma certa quantidade de álcool, não só um pouquinho”, diz.
Como não cair em fake news em época de pandemia? Nesse vídeo, a repórter Paula Toco te explica direitinho:
Por Pietra Alcântara
[…] Leia também: É fake – higienizar chave com álcool em gel NÃO causa incêndio […]
[…] Leia também: É fake – higienizar chave com álcool em gel NÃO causa incêndio […]