Homens foram responsáveis por 94% dos acidentes de trânsito no estado de São Paulo no primeiro trimestre deste ano. Essa é a conclusão de um levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).
Leia também: Ministério Público pede solução para interdição da ES 177
Relembre: Lugar de mulher também é na estrada
Para especialista, a explicação é que as mulheres são mais cautelosas na direção. Apenas 6% dos acidentes de trânsito registrados no estado de São Paulo envolveram mulheres na direção, segundo o banco de dados do governo estadual.
Quatro em cada 10 pessoas que dirigem no estado de São Paulo são do sexo feminino. São cerca de 26 milhões de condutoras.
A psicóloga Isabela Gondra, que trabalha em um Centro de Formação de Motoristas exclusivo para mulheres, falou ao G1 explicando que não há nada fisiológico que justifique a diferença de comportamento entre homens e mulheres no trânsito.
“É meramente comportamental e cultural. Tem a questão da disputa entre homens. Então o homem quer ser melhor que o outro na relação do carro, do trânsito. A mulher é mais cuidadosa e o homem é mais impulsivo, agressivo mesmo”, afirma.
Qual o perfil do motorista infrator?
Dados revelam que homens foram responsáveis por mais de 90% dos acidentes em SP, e isso confirma o que diz uma pesquisa do Detran. O estudo analisou 17 mil motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso porque cometeram infrações no trânsito e traçou o “perfil” do motorista infrator.
Quase 80% desses motoristas têm mais de 30 anos e dirigem há mais de 10 anos – o que derruba a tese de que motoristas mais jovens e recém habilitados são, em sua maioria, imprudentes no trânsito.
O motorista infrator geralmente é experiente, predominantemente do sexo masculino e com bom grau de escolaridade – a maioria deles concluiu pelo menos o ensino médio. É o típico motorista que adquiriu vícios e acha que dirigir é do jeito dele e não do jeito que a lei estabelece. As informações são do Jornal Hoje.
Por isso, se você já é experiente no volante, fique atento: não quer dizer que você não precisar levar as regras de trânsito em consideração. Muita atenção no trecho e, na dúvida, recue.
Por Pietra Alcântara com informações do G1