A Ambev acaba de fechar parceria com a Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM), startup criada no ano passado. Foi fechada a compra de mil caminhões elétricos da FNM. A produção dos veículos será feita em área exclusiva na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS).
Veja também: Caminhoneiros entram para grupo prioritário da vacina
A iniciativa faz parte do objetivo da fabricante de bebidas de que 50% de sua frota seja movida a energia limpa até 2023.
Os motores elétricos, que geram até 350 cv e torque instantâneo de 356,9 kgfm, são fornecidos pela europeia Danfoss e as baterias vem da Octillion, fabricante norte-americana.
Os veículos elétricos serão usados por transportadoras que prestam serviços de distribuição para a cervejaria. O veículo piloto fará rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia.
A Ambev também encomendou 1.600 unidades do Volkswagen e-Delivery. Os 100 primeiros serão entregues ainda em 2021.
Antes dos caminhões elétricos da FNM
Conhecida antigamente como Fábrica Nacional de Motores, a tradicional FNM retornou ao mercado em 2020 de cara nova, como uma startup voltada para veículos elétricos.
A marca saiu de cena no fim dos anos 1980, mas encanta fãs de caminhões antigos até hoje.
Você conhece a história dos antigos FNMs, vindos da Itália e depois produzidos no Brasil, na década de 1950? Assista o vídeo e saiba mais sobre esses caminhões:
Adaptado de CPG e Quatro Rodas