A Mercedes-Benz apresentou ao Brasil, nesta semana, o seu primeiro chassi de ônibus elétrico, o eO500U, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira. Sua chegada ao mercado está prevista para 2022.
Características
O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da conhecida linha O500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento e sua autonomia pode chegar até 250 km.
Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens). O trem-de-força promete levar ao motorista uma nova experiência de condução, totalmente silenciosa.
O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos. De acordo com a marca, o sistema levará três horas para a recarga completa.
O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
Veja também: Ford apresenta linha Transit no segmento de vans no Brasil
Investimento em transportes sustentáveis
A Mercedes-Benz investiu cerca de R$ 100 milhões no projeto do eO500U e lembra que para essa tecnologia dar certo, é preciso que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação de veículos elétricos:
“De nossa parte, destinamos cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022. Estou confiante que, juntos, os nossos times e parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade brasileira”, comenta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina.
A empresa alemã também promete continuar investindo em soluções de transportes mais sustentáveis como o uso dos biocombustíveis biodiesel e HVO (diesel verde), além do diesel, que já vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2).
Consultoria especializada
A gama de serviços do produto contará com uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frotas com ônibus elétricos.
“Nessa entrada na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte necessário para que os os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Por Wellington Nascimento com informações de Assessoria Mercedes-Benz