O nosso repórter Jaime Alves traz uma reflexão sobre arqueamento de caminhão. Diz ele:
Lei é lei. Não se discute. Lei se cumpre. Essa regra emana da autoridade soberana de uma sociedade e impõe a todos os cidadãos a obrigação de submeter-se a ela.
Aqueles que insistem em desrespeita estão sujeitos a multas e outras sanções. Dito isso, você pode até arquear o caminhão. Se for acima do que permite a lei, coisa de 2 graus de inclinação, o que cá entre nós não é tão claro, mas enfim… se for acima disso, a autoridade legal, o policial rodoviário pode aplicar a multa. Mais que isso, pode recolher o veículo a um pátio.
Pronto, prejuízo. Sem discutir o mérito da lei ou do gosto do motorista ou mesmo se deixa o caminhão mais firme. Nada disso, a questão aqui é vale a pena pagar o preço para arquear e correr o risco de passar por aborrecimentos e prejuízos? A resposta é de cada um. Gosto é bem pessoal.
Outro dia eu fiz esta pergunta a um motorista e ele levou alguns minutos pra responder. Buscou a explicação na adolescência e finalmente soltou a palavra que justificaria todo o discurso: sonho. Aquele caminhão era arqueado era a realização de um sonho. É bonito quando a gente batalha e consegue realizar. Parabéns pra ele.
Só que todo sonho tem um preço e eu volto com questão central aqui: vale a pena pagar o preço para ter um caminhão arqueado? Não seria melhor ter o caminhão, digamos, normal, original? Se fosse bom mesmo erguer a traseira já não viria de fábrica. Mais uma vez: não estou julgando. Estou provocando a reflexão. Quanto custo para arquear? Quanto custa o pátio de apreensão? Quanto custo para rebaixar o caminhão? Quanto custa para liberar o caminhão do pátio? Quanto custa o caminhão parado? E as multas? Será que o policial vai ficar só na multa do arqueamento ou vai aproveitar e averiguar com lupa outras irregularidades?
Quanto sai o prejuízo? 10 mil, 15 mil reais? Vale a pena? Com o diesel mais alto do que muitas carrocerias e tanta gente reclamando, com toda razão, que o frete fica todo na b05