A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou seus números referentes ao mês de novembro de 2022. Os dados apontam números positivos na produção, vendas e na exportação, o que mantém a perspectiva da Associação em bater as metas projetadas no início do ano.
Por falar em projeções, ao ser questionada sobre o que se esperar na venda e produção de caminhões em 2023, a Anfavea afirma que ainda não irá divulgar informações mais detalhadas sobre as perspectivas para o ano que vem, mas a Associação destaca que espera um crescimento na comercialização de veículos movidos a Euro 5 e Euro 6, com o início da nova regulamentação a partir de janeiro.
Produção, Vendas e Exportação em novembro
Os dados de novembro apresentaram números positivos em relação à produção, vendas e exportação. A Associação apresentou grande entusiasmo com o resultado, muito por conta do mês ter três feriados (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra) e estados em período de Copa do Mundo, onde muitas cidades tornam os dias de jogos pontos facultativos.
Na comparação de novembro com outubro, a produção de 215 mil autoveículos foi 4,7% maior e os emplacamentos de 204 mil representaram queda de 12,8%. Já as exportações encerraram novembro com alta de 1,6% na comparação com o mês anterior, sendo 43,4 mil veículos enviados ao exterior.
Já na análise com novembro de 2021, assim como no mês anterior, houve crescimento em todos os índices: 4,9% de alta na produção, 17,9% nas vendas e 55,0% nas exportações. De acordo com a Anfavea, os números da Produção merecem um destaque maior pois o resultado de 215,8 mil autoveículos fabricados possibilita que o volume total produzido neste ano já supere os números totais de 2021 (2,248 milhões de unidades) na próxima sexta-feira (9), de acordo com os cálculos da Associação.
Mês teve melhor média diária de vendas no ano
Novembro também ficou marcado por apresentar a melhor média diária de vendas de veículos em 2022. Ao todo, foram 10,2 mil comercializações, sendo 46% delas no varejo, 20% em vendas diretas e 34% nas locadoras.
“É o melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades de crédito. O varejo continua num bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas cresceram muito, em especial as locadoras, que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”, destacou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Queda na comercialização de Caminhões Elétricos e a Gás
Diferente dos bons resultados de outubro, os veículos movidos a combustíveis alternativos fecharam novembro em queda. Ao todo, 79 caminhões e ônibus elétricos ou a gás foram comercializados no mês, sendo o quinto pior desempenho no ano.
No acumulado, 2022 continua com a marca positiva do melhor ano em relação a vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás com 1.004 veículos emplacados até o momento.
Por Daniel Santana com informações da Anfavea