O maior Porto da América Latina – Porto de Santos – recebe diariamente cerca de 7 mil caminhões para carga e descarga e bateu recorde em 2022. Para suportar toda essa movimentação foi criado, em 2014, um sistema de agendamento para descarga, que vem sendo aprimorado desde então, e a partir de 1º de janeiro deste ano, tem novas regras para quem transporta contêineres e carga solta. A tolerância em torno do horário agendado passa a ser de quatro horas, uma antes e três após o horário. A regra para os caminhões graneleiros não muda, ou seja, permanece a janela de 10 horas, podendo chegar 5 horas antes ou 5 horas depois do horário alvo. Caminhoneiros terão que se adaptar à novidade. Assista à reportagem e veja a opinião dos parceiros.
E ainda: Perdido no caminho? Foi-se o tempo em que para acertar a rota o estradeiro tinha que usar o mapa impresso ou o chapa guia. Graças à tecnologia, a informação está ao alcance das mãos, com a chegada do GPS. Mas será que o instrumento funciona para o caminhão? É o que vamos mostrar rodando pelas bandas da BR 267 e MG 267, áreas em que o GPS mostra uma estrada pavimentada e transitável, mas que, na verdade, nem pavimento tem e é impossível para o tráfego de pesados. Todo cuidado é pouco para não cair em armadilhas. Veja o que dizem produtores rurais e também autoridades que buscam soluções para melhorar a infraestrutura de trechos que cortam cidades mineiras.
Acompanhe em “Parceiro de Estrada Mobil Delvac” um encontro na cidade de Contagem/MG, com uma turma que busca oferecer aos seus clientes toda a linha de produtos Mobil.
Anote as oportunidades da Expresso Taboão e Sesé Logística do Brasil.
Domingo é dia de Pé na Estrada, pelo SBT, às 7h!
Veja também: