A Renault está disponibilizando na França um serviço de transformação do Furgão Master III a diesel para uma versão elétrica. Os veículos a combustão estão cada vez mais restritos às cidades europeias e por isso a demanda.
Renault converte furgão a diesel para elétrico
O serviço está disponível para o Renault Master III e pode ser realizado na Fábrica de Flins (França). Ele é feito com a ajuda da empresa TOLV, que há algum tempo já realiza conversões semelhantes em veículos utilitários de uso privado.
O primeiro kit de conversão surgiu em 2022 no Renault Trafic, mas só agora a demanda aumentou por conta das zonas de baixa emissões.
Quanto tempo dura a transformação do furgão
O serviço de conversão demora três semanas. Transmissão, motor antigo, sistema de escapamento e outros itens são retirados para dar lugar a um motor elétrico síncrono de 81 cv e uma bateria com capacidade de 52 kWh, composta por 12 módulos e 192 células.
A autonomia passar a ser de 200 quilômetros, distância suficiente para distribuições urbanas.
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O lado positivo é que a transformação custa 26.900 euros (R$ 160,4 mil conforme a cotação de 18/07/2024).
A Renault oferece garantia de dois anos ao serviço, independentemente da quilometragem para o kit de conversão e quatro anos ou 150 mil quilômetros para a bateria. Embora seja uma solução interessante, o lado ruim, no momento, é que ela só é oferecida na França.
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A Renault Refactory é a primeira fábrica europeia de economia circular dedicada exclusivamente à mobilidade. Trata-se de um complexo industrial com toda a experiência da Renault para cuidar da montagem e controle de qualidade destes kits de conversão.
Novo modelos limpos da Renault estão pronto para chegar
Vale dizer que a Renault prepara a chegada do Master E-Tech elétrico, bem como uma versão a hidrogênio em 2025. O novo promete 460 km de autonomia e 1.625 kg de carga útil.
Por Rodrigo Samy, com informações da Renault
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.