Dirigir em meio à fumaça: o que é preciso saber

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O Brasil registrou cerca de 165 mil focos de incêndios florestais em 2024. Um aumento de 107% na comparação com o mesmo período de 2023.

Dirigir em meio à fumaça: o que é precisa saber

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a setembro, o país já quase atingiu o total de 189 mil queimadas registradas ao longo de todo o ano passado.

Só nos nove primeiros dias deste mês, foram notificados 37.492 focos de incêndios florestais. 

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Entre os estados mais afetados estão Mato Grosso, com 10.593 pontos de queimadas em setembro; seguido por Pará, com 9.121; e Tocantins, com 3.178.

Já entre os municípios, os mais atingidos são São Félix do Xingu (PA), com 2.076 focos de incêndio florestal; Altamira (PA), com 1.861; e Novo Progresso (PA), com 1.311.

Mas e quando o incêndio é próximo da estrada, o que fazer para seguir? O piloto de teste, César Urnhani, destaca que há duas dicas cruciais.

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A número um diz respeito a velocidade: “Reduza a velocidade e dite um ritmo para quem estiver atrás, faça isso antes de entrar na fumaça. Isso é necessário, pois inibe a redução da velocidade drasticamente dentro da nuvem. Então, desacelere antes, pois só assim, quem estiver atrás, consegue te ver e entender”.

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A segunda dica é colocar o sistema de ar na recirculação (deixar fechado o fluxo) e não na ventilação. “Pois se estiver em ventilar, aquela fumaça que está lá fora vai entrar também na cabine e aí o motorista vai inalar a fumaça, criando certa irritação nos olhos e incômodos respiratórios. Ou seja, só vai piorar as condições”, acrescenta o piloto.

Veja o que diz o Piloto da Copa Truck sobre queimadas

Já o piloto da Copa Truck, Lucas Bornemann, segue a mesma linha de Urnhani. “Diminuia a velocidade gradualmente antes da fumaça e mantenha a lentidão durante o percurso, assim o tempo de reação fica maior”, explica. 

O piloto de caminhões também acrescenta que a queimada pode trazer muita fuligem ao asfalto e, com isso, diminuir a aderência dos pneus. “Outro detalhe importante é usar farol baixo, pois o alto reflete na fumaça, piorando a visibilidade”. 

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Por fim, o piloto de Rally, Daniel Ananias, conta que para dirigir na fumaça, situação semelhante a condições de poeiras ou neblinas, é importante o motorista lembrar que a visão de longo alcance diminuiu.

Com isso, o especialista aconselha o motorista usar orientações próximas de você como: “Utilize a faixa branca da estrada com guia, no caso de uma rodovia, ou em um trajeto fora de estrada, uma valeta ou grama. É importante que você consiga se orientar com o olhar bem próximo do carro, usando uma distância bem curta”, finaliza. 

Por Rodrigo Samy

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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