sexta-feira, outubro 18, 2024

Veja as vencedoras do 10º prêmio de sustentabilidade

CuriosidadesVeja as vencedoras do 10º prêmio de sustentabilidade

O Sindicato das Empresas de transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) entregou o 10º prêmio de sustentabilidade para as empresas vencedoras com projetos em destaque. Promovido pelo Setcesp, as premiações exaltam boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) dentro do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). 

Lembrando que eram 8 empresas finalistas que disputavam as categorias: Governança, Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. Com duas empresas para cada categoria, veja agora as vencedoras do prêmio.

Veja as vencedoras do 10º prêmio de sustentabilidade
Vencedoras do 10º prêmio de sustentabilidade

Governança – Patrus Transportes

Com o projeto “Governança com Perenidade” e o foco no fortalecimento da governança corporativa, ética e integridade, a empresa implementou ações estratégicas como mapeamento de cultura, comitês de ética e gestão, certificações e revisão da matriz de materialidade. Esses esforços resultaram em maior clareza e objetividade na definição de estratégias e metas, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e ético.

“Falar de sustentabilidade dentro da Patrus, os 3 pilares de sustentabilidade são pilares dentro da empresa. Nem existia o nome sustentabilidade, a Patrus já tinha um lado social muito grande com o instituto chamado ‘Marum Patrus’… Nós somos uma atividade extremamente poluente, emissora de muito carbono. Então, a redução sempre foi um programa dentro da Patrus e a governança como último pilar”. Marcelo Patrus – CEO

 

Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho – JNR Transportes

Visando zerar acidentes com óbito e reduzir significativamente os custos com sinistros e multas, o projeto ‘BUDDY’ utiliza inteligência artificial para aumentar a segurança nas operações da empresa, por meio da análise de imagens de câmeras instaladas nos veículos. Com a ação, a empresa teve R$560 mil em economia de multas de maio de 2023 a maio de 2024.

“O Buddy ele nasceu para prevenir, detectar, combater roubos, falsos sinistros, e também ajudar a inibição de roubos de carga. A maioria dos motoristas estavam ligados, assistindo o prêmio porque eles são os verdadeiros protagonistas da nossa empresa. Eles que movimentam a economia do nosso Brasil, então assim, o prêmio é deles e tem a ver com eles.” Andrea Rocha – Gerente de Desenvolvimento de Negócios.

Segundo Andrea, o projeto Buddy, através da IA para a segurança dos motoristas, trouxe bons negócios com fechamentos de contratos. Para a gerente, isso significa que o mundo dos transportes está preocupado com a Segurança Viária e também com sustentabilidade. 

 

Responsabilidade Ambiental – Pizzatto Log

O projeto “Baú Sustentável” tem como propósito promover a sustentabilidade no setor de transporte de cargas por meio da fabricação de baús com materiais recicláveis e fontes renováveis. 

O principal impacto é a redução significativa de resíduos sólidos e a diminuição da dependência de recursos naturais. A principal atribuição é a substituição do alumínio, material altamente intensivo em energia, por chapas recicladas. 

Até o momento, já foram recicladas mais de 1 tonelada de materiais, com a meta de alcançar 8 toneladas até 2030. O projeto também conta com a participação de uma motorista mulher e tem contribuído para a redução de aproximadamente 7 toneladas de emissões de CO₂ por ano, fortalecendo uma economia mais circular e sustentável no setor.

“Esse projeto nasceu num fórum ESG, esse projeto realmente deu vida num fórum ESG. Esse báu sustentável já inicia em uma logística reversa. Nós já otimizamos a logística reversa para trazer esses produtos e direcionarmos para a recicladora… A gente pintou algo ainda mais fantástico, vamos colocar mulher na boleia, vamos colocar em um carro elétrico, vamos colocar no baú sustentável mercadorias recicláveis desse nosso cliente e vamos colocar também madeira reciclável no chão.” Thiago Pizzatto – CEO.

 

Responsabilidade Social – Transjordano

O projeto ‘Social em Movimento’ busca impactar os colaboradores e a comunidade. Com ações de saúde e bem-estar, primeiro a empresa viabilizou a vacinação de mais de 2 mil crianças, ao identificar áreas com baixa cobertura vacinal, em parceria com a Secretaria de Saúde da região, e realizar a ação de multivacinação nas localidades mais carentes. 

Além disso, fez um trabalho com foco na meditação “Mindfulness” (Atenção Plena). Esse projeto busca melhorar a saúde física e mental de seus profissionais, resultando em uma redução de mais de 80% em acidentes e multas. Mais de 200 colaboradores foram beneficiados.

“Tem gente que acha que meditação é uma religião e não é. Os motoristas fazem a meditação da boleia do caminhão, é tudo online. Eles aprendem o que é meditação, o que é o ‘Mindfulness’. Melhor do que isso, eles praticam. Hoje o motorista consegue respirar um pouco, se sentir aliviado.” Joyce Bessa – Diretora de Estratégia e Gestão.

 

Veja também: Setcesp reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas para aplicar ações sustentáveis

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados