Depois de ter surpreendido com o controverso design do novo Accelo que chegou com cara de Actros, a Mercedes mostrou na Fenatran 2024 duas propostas elétricas.
Uma com base no eActros e outra em linha com o compacto eCanter, conhecido como Fuso nos mercados asiáticos. O eActros é produzido na Alemanha e leves, no Japão e em Portugal.
Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o segmento de transporte urbano.
Mercedes-Benz mostra elétricos eActros e eCanter
A partir de 2025, a Mercedes-Benz dará início ao programa de testes com 15 caminhões elétricos (5 eActros e 10 caminhões leves), contando com a parceria de importantes clientes brasileiros de diferentes segmentos e aplicações, que serão os primeiros a utilizar os caminhões em suas operações regulares.
Para os testes iniciais com esses primeiros clientes no mercado brasileiro, serão oferecidos cinco modelos, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.
No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação.
A potência é de 330 kW e há sistema regenerativo de recuperação de energia durante a frenagem.
Caminhão elétrico leve da Mercedes é para uso urbano
O caminhão leve elétrico à bateria pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras.
Dois modelos estarão disponíveis para os tetes iniciais com os primeiros clientes no mercado brasileiro, com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.
O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km.
O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Além disso, o caminhão possui um eficiente sistema de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.
O veículo trabalha com baixo nível de ruído e vibração, o que se converte em alto conforto na condução. Este motor trabalha em alta rotação, chegando a 15.000 rpm. Possui 430 Nm e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime).
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.