sexta-feira, janeiro 10, 2025

Indústria de pneus tem novo recuo em novembro de 2024

MercadoIndústria de pneus tem novo recuo em novembro de 2024

Indústria de pneus tem novo recuo em novembro de 2024, mas as vendas de pneus para veículos de carga cresceram 3,6% no acumulado do ano.

No comparativo com o mesmo período de 2023, saltando de 6 milhões de unidades vendidas para 6,22 milhões.

As comercializações para montadoras cresceram 22,2%, subindo de 1,42 milhão para 1,73 milhão. Já o mercado de reposição recuou 2,1%, sendo 4,58 milhões em 2023 ante 4,48 milhões de janeiro a novembro deste ano.

Indústria de pneus tem novo recuo em novembro de 2024

No total, as vendas registraram queda de 2,6% no acumulado até novembro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, saindo de 48,29 milhões para 47,05 milhões de unidades vendidas no período.  

As comercializações para montadoras cresceram 1,4% (passando de 12,03 milhões para 12,19 milhões de pneus) enquanto o mercado de reposição recuou 3,9% (de 36,26 milhões para 34,85 milhões).

Os dados são do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

Carros de passeio puxam a indústria de pneus para baixo

As comercializações de pneus para veículos de passeio caíram 6,5%, saindo de 25,34 milhões de unidades vendidas em 2023 para 23,70 milhões de janeiro a novembro deste ano.

As vendas para montadoras recuaram 0,6% (7,27 milhões para 7,22 milhões) e o mercado de reposição teve queda de 8,8% (18,07 milhões para 16,47 milhões).

A importância dos pneus em uma frota de pesados

Os pneus representam 8% dos custos totais de uma frota, ficando atrás apenas de combustível e manutenção, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP).

Porém, algumas empresas do setor relatam que os gastos com esse item podem chegar até 20% com uma má gestão da frota.

Para Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa de gestão de frotas, os pneus podem gerar uma economia de até 25% nos custos operacionais relacionados à frota, ao otimizar processos como controle de desgaste, recapagens e monitoramento da pressão dos pneus, garantindo maior durabilidade e eficiência no uso dos recursos.

Monitoramento dos pneus de um caminhão

O executivo constatou a redução durante o desenvolvimento do Pneufit, ferramenta que permite o frotista registrar o número do pneu e vinculá-lo ao veículo, criando um histórico completo: marca, modelo, dimensão, quilometragem rodada, medição de sulcos, calibragens, rodízios, inspeções e recapagens realizadas.

Frotas que operam com caminhões de vários eixos, como as carretas LS, enfrentam custos altíssimos com compostos da indústria de pneus. 

Ou seja, cada pneu rodoviário 295 custa, em média, R$ 3.000,00. Uma única carreta LS, equipada com 22 pneus, representa um investimento de R$ 66.000,00 apenas em pneus.

Agora, imagine uma frota com 50 carretas LS. O custo total com pneus em operação seria de R$ 3,3 milhões (50 carretas x R$ 66.000,00).

Além disso, os pneus precisam ser substituídos periodicamente devido ao desgaste natural, aumentando ainda mais os gastos.

Ou seja, com uma gestão eficiente, é possível reduzir os custos em até 30% ao ano. Isso equivale a uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

Veja mais: Pneus fazem bonito na Fenatran e ampliam oferta ao caminhoneiro

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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