Volvo prepara 12 mil caminhões com aço sustentável e promete dar um passo audacioso em matéria de otimização de recursos.
A SSAB batizou o processo de fabricação de SSAB Zero, utilizando aço reciclado e energia livre de combustíveis fósseis.
Volvo prepara 12 mil caminhões com aço sustentável
Com isso, a Volvo Trucks vai reduzir consideravelmente a quantidade de carbono na cadeia de produção.
Afinal, ao usar aço reciclado, eletricidade e biogás, o caminhão comprova que é possível reduzir a intervenção de combustíveis fósseis na etapa industrial.
Resultados já mostram que a Volvo consegue reduzir aproximadamente em 80% as emissões de dióxido de carbono em comparação com uma produção de aço tradicional.
Aço sustentável e reciclável estará em 12 mil modelos
A ideia do SSAB Zero é substituir o uso de carbono no processo de produção de ácido com hidrogênio, o que permite eliminar as emissões de CO2.
Esta abordagem não contribui apenas com a estabilidade ambiental, mas sim com crescente demanda de produtos mais ecológicos.
A chave dos caminhões livres de aço e o compromisso da Volvo com o meio ambiente, uma vez que a Volvo está comprometida com o acordo de Paris e firmou os Objetivos Baseados na Ciência.
Aço sustentável e outras soluções estão na mira
Nos últimos anos, a fabricante se envolveu fortemente no desenvolvimento de tecnologias de combustíveis alternativas, como caminhões elétricos, baterias e gás, e está trabalhando intensamente para reduzir sua própria quantidade de carbono fóssil.
Além do aço, a Volvo Trucks também está investigando alternativas mais sustentáveis para substituir o alumínio e o plástico utilizados atualmente na produção de seus veículos.
Como é produzido o aço sustentável
Em 2022, a Volvo Trucks se tornou a primeira fabricante de caminhões a utilizar aço livre de combustíveis fósseis.
Este aço, produzido com a tecnologia HYBRIT, substitui o carbono por hidrogênio no processo de redução do minério de ferro, gerando água.
A Volvo Trucks é destaque na otimização de processos para reduzir emissões de carbono, adaptando-se às necessidades dos consumidores por alternativas de mobilidade mais sustentáveis.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.