O DNIT entrega mais 16 km de duplicação na BR/116, no Rio Grande do Sul. Ao longo do mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) programou a liberação de quatro segmentos da duplicação.
Contudo, serão entregues aos motoristas 16,41 quilômetros de novas pistas das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas.
Quais trechos estão em operação?
O empreendimento que tem 211,2 quilômetros de extensão e com os novos trechos em operação o total está em 179,4 quilômetros, representando 85% do projeto. Ao todo já foram investidos pelo Governo Federal na duplicação aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
No mês passado entraram em operação dois trechos: o primeiro de seis quilômetros, entre o km 308,4 ao km 314,4, na cidade de Guaíba, no lote 1 do empreendimento.
O DNIT também liberou parcialmente um segmento entre o km 397 e o km 398 em Camaquã para desviar o tráfego e possibilitar o início da construção do viaduto de acesso ao município.
Na sequência, o DNIT liberará 2,63 quilômetros do lote 5, localizados entre o km 417,35 e o km 419,98, em Cristal. Por fim, em São Lourenço do Sul (km 469,76 ao km 476,54), o Departamento abrirá ao tráfego mais 6,78 quilômetros da duplicação da BR-116/RS.
Importância das duplicações na BR-116
Na BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, transitam diariamente em média 3,8 mil caminhões de carga e mais de 2,2 mil veículos de passeio. Com a duplicação, o DNIT entrega aos gaúchos mais do que uma nova pista, já que o projeto inclui melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas.
Ou seja, além de desenvolvimento, a obra trará mais segurança e organização ao tráfego interno das comunidades, em especial para os 12 municípios diretamente beneficiados.
Portanto, a BR-116 é maior rodovia do país e, no Rio Grande do Sul, é a principal via de acesso ao sul do estado e ao Porto de Rio Grande, sendo também um dos principais corredores de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.