A rotina do caminhoneiro muitas vezes envolve estar longe de casa por vários dias seguidos. Em época de votação, isso pode ser uma complicação a mais para o estradeiro, que precisa se organizar para conseguir votar e exercer sua cidadania. Mas e se o voto na estrada fosse permitido?
Leia também: Garimpeiros bloqueiam BR 163 no Pará
Pensando nessa questão, o Movimento Damas de Ferro e a União Nacional de Cristais e Caminhoneiros iniciaram um abaixo-assinado para o projeto “Voto na estrada, um direito do caminhoneiro”.
Segundo o movimento, o projeto visa permitir que esses profissionais possam votar na estrada, ajudando a eleger o candidato de escolha dele no domicílio eleitoral de origem do motorista eleitor.
Gisele Vaz, que lidera o Damas de Ferro, explica que a concretização do projeto do voto na estrada pode dar voz à categoria de motoristas de caminhão, para que suas necessidades sejam atendidas pelas autoridades. Assim, eles poderão eleger pessoas que os representem.
Para que o projeto tenha chances de se tornar realidade, serão necessárias pelo menos 1,6 milhões de assinaturas, que não precisam ser apenas de caminhoneiros. Qualquer pessoa que concordar com o projeto pode assinar o formulário de coletas de assinaturas.
Para ter acesso ao formulário do Voto na estrada, é preciso entrar em contato com o Movimento Damas de Ferro pelo WhatsApp.
Os números são:
- (61) 9 9620-5999 – Gisele Vaz
- (69) 9 9993-6733 – Luis Fernando
Para saber mais, acesse a página da União Nacional de Cristais e Caminhoneiros.
Por Pietra Alcântara
[…] Movimento Damas de Ferro e a União Nacional de Cristais e Caminhoneiros já fizeram até um abaixo-assinado para tentar viabilizar votação nas estradas para motoristas. Dessa vez, o assunto está sendo discutido pela Comissão de Constituição e […]
[…] Ferro e a União Nacional de Cristais e Caminhoneiros iniciaram um abaixo-assinado para o projeto “Voto na estrada, um direito do caminhoneiro”, que quer legalizar o voto na estrada para motoristas de […]