A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o início da cobrança do pedágio eletrônico sem cancelas (Free Flow) no trecho metropolitano da BR-116/SP.
A medida inaugura o primeiro modelo de Free Flow com tarifa calculada por quilômetro efetivamente percorrido, ampliando as alternativas tarifárias já existentes no sistema rodoviário brasileiro.
Com a Deliberação nº 467/2025, a ANTT autoriza a Concessionária do Sistema Rodoviário Rio–São Paulo iniciar a cobrança da tarifa de pedágio na modalidade fluxo livre. O modelo permite que o valor final pago pelo usuário seja calculado de forma proporcional ao trecho rodado. Outro diferencial é que o usuário possa optar tanto pela via pedagiada como pela marginal, sem cobrança.
ANTT autoriza início do pedágio Free Flow na BR-116
O valor no trecho cobrado será definido por três parâmetros previstos em contrato: a Tarifa Básica de Pedágio quilométrica de R$ 0,13720; o Fator de Gerenciamento (Fn), que considera indicadores operacionais e de tráfego; e a extensão efetivamente percorrida em cada um dos sete segmentos (SP1, SP2, SP3, RJ1, RJ2, RJ3 e RJ4). As tarifas aprovadas têm um cálculo por segmento.
O novo sistema entra em operação em 10 dias (06/12), impactando sobretudo quem circula diariamente entre São Paulo e a região metropolitana.
A implantação do Free Flow integra a agenda de modernização da infraestrutura rodoviária federal, que busca soluções cada vez mais inteligentes, sustentáveis e alinhadas às necessidades da sociedade e do setor de transportes.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.