quinta-feira, novembro 21, 2024

ANTT determina redução de tarifas de pedágio na Via Bahia por falta de execução de obras

RodoviasANTT determina redução de tarifas de pedágio na Via Bahia por falta...

Trechos da BR-116 entre Rio de Janeiro e Bahia, atualmente concedido à concessionária Via Bahia, são dos que que mais recebem reclamações dos caminhoneiros. Considerando que a concessionária não cumpriu com partes do contrato, a ANTT determinou a redução de tarifas de pedágio na Via Bahia por falta de execução de obras.

Atualização: Decisão judicial suspende redução de tarifas na Via Bahia

De quanto será a redução

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou, em Reunião ocorrida hoje (10/8), a 10ª Revisão Ordinária, a 13ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP do contrato de concessão da BR-116/324/BA e BA 526/528, trecho Salvador – Divisa Alegre, explorado pela Via Bahia.

Foi aplicado o desconto de reequilíbrio de 14,83% sobre o valor da tarifa. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a redução de tarifas de pedágio se deu por falta de execução contratual, como o item de manutenção de pavimento, por exemplo.

O valor levou em consideração ainda a variação do IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 3,92%.

Na prática, as praças P1 e P2, Simões Filho e Amélia Rodrigues, respectivamente, passam de R$ 2,90 para R$ 2,40. Enquanto as praças P3, P4, P5, P6 e P7, Santo Estevão, Milagres, Manoel Vitorino, Poções e Veredinha, respectivamente, passam de R$ 5,10 para R$ 4,30.

Segundo a ANTT “O objetivo da revisão tarifária consiste em manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a ANTT e a concessionária, além de aplicar a recomposição tarifária, de acordo com a variação do IPCA do período. A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento”.

Os novos valores entram em vigor a partir de zero hora do dia 14 de agosto de 2021.

Veja Também: Bolsonaro sanciona lei do pedágio free-flow e primeiro teste do sistema em rodovia federal deve ocorrer na Dutra

Situação da rodovia

Em 2019, a equipe do Pé na Estrada rodou alguns trechos administrados pela Via Bahia. O que foi visto foi uma precariedade na infraestrutura, com vias pouco pavimentadas e com falta de sinalização. Confira mais no vídeo:

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados