A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vetou o vencedor do Consórcio da Rota do Agro, primeiro colocado na licitação para a concessão da BR-060/364/GO/MT, realizada em agosto deste ano.
O projeto tem previsão de R$ 7,3 bilhões em investimentos nos trechos rodoviários que ligam Rondonópolis (MT) a Rio Verde (GO).
Em decisão da comissão de licitação, a agência entendeu que fundos integrantes do consórcio, ligados à empresa de investimentos Reag e à construtora Azevedo & Travassos, tinham irregularidades na certidão trabalhista. E também que o seguro garantia apresentado, emitido pela Reag Seguradora, não manteve “condições regulares”.
Depois do leilão, uma das companhias do grupo Reag foi alvo de uma operação de busca e apreensão realizada em agosto, como parte de uma ação de combate ao crime organizado.
A Azevedo & Travassos, que encabeça o consórcio vencedor, já acumula experiência em concessões federais de rodovias, mas enfrentou problemas no passado quando atuava como construtora, teve contratos cancelados por concessionárias que relataram descumprimentos contratuais.
Quem vai cuidar da Rota do Agro?
Com a desclassificação da empresa que havia ficado em primeiro lugar, a Way Concessões foi convocada para participar do leilão viva-voz. A companhia apresentou uma oferta com desconto um pouco menor que o proposto originalmente pela concorrente inabilitada.
Na época do leilão, em agosto, a Rota do Agro recebeu propostas iniciais de cinco grupos: Consórcio Rota Agro Brasil (17,18%), Way Concessões (16,10%), EPR (10,80%), Rota do Cerrado (10,55%) e VF Gomes (sem desconto).
Foi o certame da União com o maior número de propostas desde 2023. A diferença entre as ofertas levou a disputa para a etapa de viva-voz, que contou com mais de 20 lances e variações de 0,10% entre a Way Concessões e o Consórcio Rota Agro Brasil.
A expectativa do Governo Federal é que o avanço da Rota Agro gere reflexos diretos no crescimento do Brasil, estimulando empregos, comércio e investimentos com outros países.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.