Garimpeiros liberaram a BR 174 na tarde da última quinta-feira, 7, após quatro dias de bloqueios na rodovia em Roraima.
O fim do protesto ocorreu após uma negociação entre os manifestantes e representantes do Ministério de Minas e Energias (MME) e do governo de Roraima que foram ao local. Garimpeiros exigiam a regularização do garimpo no estado.
Leia também: PA 324 passa por restauração do pavimento
Segundo o comandante Jefferson de Souza Oliveira, do MME, a pasta garantiu duas reuniões entre o ministério e os representantes do movimento. Uma delas será na próxima quarta-feira, 13, com o ministro Bento Albuquerque, em Brasília.
A paralisação, segundo o G1, já começava a afetar o abastecimento de combustíveis em Boa Vista/RR. Além disso, desde março, o estado parou de receber energia elétrica da Venezuela e passou a depender de termelétricas locais mantidas com óleo diesel que é transportado pela BR 174.
Durante a negociação, a via ficou completamente bloqueada e muitos veículos se acumularam na pista. O desbloqueio ocorreu por volta das 13h40, às 14h40 no horário de Brasília.
A interdição da BR começou na segunda-feira, 4, no Km 485, próximo a ponte do Água Boa, sentido Mucajaí. Na quarta-feira, 6, a Justiça Federal determinou pela segunda vez o desbloqueio total da BR 174.
A ordem assinada pelo juiz federal Igor Itapary Ribeiro autorizou as polícias Rodoviária Federal, Federal e Militar a retirar os manifestantes do local.
Adaptado de G1
[…] Leia também: Após 4 dias de protesto, garimpeiros liberam BR 174 […]