sexta-feira, dezembro 5, 2025

Arena ANTP mostra quem são os ônibus elétricos

MercadoArena ANTP mostra quem são os ônibus elétricos

Algumas ideias de como será o futuro do transporte no Brasil e no mundo estão sendo apresentadas na Arena ANTP, evento organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Além de apresentar novidades para o mercado, o evento discute inovação para o transporte coletivo e urbano, a integração entre modais, a descarbonização da frota e o uso da tecnologia digital. Entre os fabricantes com estande estão: BYD, Caio, Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz, Volkswagen Ônibus, Volvo, Volare, entre outros.

A Marcopolo, por exemplo, apresentou o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido gás natural veicular (GNV) e biometano, e um mockup do VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos).

“Apresentar três soluções distintas para o transporte urbano evidencia nossa estratégia de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos que a mobilidade do futuro será plural, e estamos preparados para atender às diferentes realidades das cidades brasileiras”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Veículo leve sobre trilhos da Marcopolo

O Prosper CITY, veículo leve sobre trilhos da Marcopolo Rail, é uma solução ferroviária moderna e escalável desenvolvida pela Marcopolo Rail.

Fabricado no Brasil, o modelo combina alta capacidade de transporte, conforto e integração ao ambiente urbano, contribuindo para a redução de emissões e a melhoria da qualidade de vida. Com design versátil e adaptável às necessidades de cada operação, o modelo oferece uma alternativa eficiente e sustentável para sistemas de transporte público de alta demanda. O mockup em exposição permite visualizar a proposta de design, funcionalidade e customização da solução.

Midi Elétrico foi o grande destaque da feira

Após a transportadora Shift ter incorporado modelos mais curtos, principalmente para levar os colaboradores do Hospital Israelita Albert Einstein à estação do metrô e vice-versa, os modelos “midi”, com cerca de 10 metros de comprimento, começaram a se popularizar. Eles são menores que os ônibus tradicionais de 12 metros, logo, oferecem maior agilidade em vias estreitas. Também são ideais para rotas complementares.

Produção nacional ganha espaço

A Eletra apresentou um novo ônibus elétrico midi de piso alto no evento. A fabricante usou como base um chassi de ônibus urbano a baterias, o modelo eO500U da Mercedes-Benz do Brasil, e carroceria da Caio.

O resultado é uma capacidade para 28 passageiros em pé e um PBT é de 17 toneladas. A autonomia varia de 200 a 250 km. As baterias, inversores e motores de tração levam a assinatura da WEG.

Eletra apresentou um novo ônibus elétrico midi de piso alto (reprodução)

Mercedes celebra 400 elétricos no Brasil

De acordo com Walter Barbosa, a Mercedes-Benz do Brasil segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País. A Mercedes-Benz, por exemplo, superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.

“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram vendidas a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Barbosa.

Mercedes celebra 400 elétricos no Brasil
Mercedes celebra 400 elétricos no Brasil

BYD mostra chassi midi elétrico com baterias de furgão

Já a BYD mostrou um chassi elétrico para ônibus de 10 metros de comprimento. “O novo chassi elétrico BC10LE representa um passo importante nessa jornada, um modelo criado especialmente para as necessidades das cidades brasileiras, com eficiência, autonomia e baixo custo operacional”, destaca Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil.

Com design inteligente e modular, o BC10LE permite ajustes de dimensão, peso, carroceria e interior, conforme a aplicação desejada, preservando o núcleo elétrico da marca. O sistema otimiza o controle de potência, reduz perdas elétricas e promove a recuperação de energia, resultando em maior autonomia e eficiência energética.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados