quarta-feira, abril 16, 2025

Brasil registra 234 milhões de multas por velocidade no ano

LegislaçãoBrasil registra 234 milhões de multas por velocidade no ano

Brasil registra mais de 234 milhões de multas em um ano. Isso mesmo, entre janeiro e outubro do ano passado o País enfrentou um avanço nas penalidades por excesso de velocidade. Em São Paulo, por exemplo, avanço de sinal é destaque.

Brasil registra 234 milhões de multas por velocidade

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil registrou em 2024 o maior número de multas por excesso de velocidade dos últimos cinco anos.

Entre janeiro e outubro, foram mais de 234 milhões de autuações, uma média de 32 mil por hora ou 530 por minuto.

Na cidade de São Paulo, o avanço de sinal vermelho se consolidou como uma das infrações mais comuns.

São Paulo é líder no avanço do farol vermelho

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre janeiro e outubro, um motorista foi multado a cada três minutos por essa infração. No total, foram mais de 4,8 milhões de registros.

Ainda assim, o excesso de velocidade lidera o ranking no Brasil das multas registradas, representando 40% das multas aplicadas no período.

Vale dizer que a história da punição por infrações de trânsito começou em 1896, no Reino Unido, quando um motorista conduzindo um veículo Arnold Benz Motor Carriage foi penalizado por excesso de velocidade.

A multa, considerada a primeira do mundo, custou um xelim, moeda da época anterior ao sistema decimal britânico.

No Brasil, não há registros oficiais da primeira infração emitida, mas o marco inicial da legislação de trânsito remonta a 1922, com a publicação do Decreto Legislativo nº 4.460.

A norma estabelecia restrições aos comportamentos inadequados ao volante e incentivou a construção de estradas, inaugurando a organização da mobilidade no Brasil.

Multas movimentam bilhões

A Prefeitura de São Paulo arrecadou mais de R$ 1,6 bilhão em multas em 2023, valor bem superior ao registrado em 2022, quando a arrecadação foi de R$ 1,1 bilhão.

Calleb Mendes, CEO da Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, explica que o impacto financeiro também chama atenção.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados