Sabe aquele conceito do tubarão e do peixe-rêmora? Pois é, trata-se de metáfora que desenha uma relação entre dois tipos de entidades: uma maior e dominante (o “tubarão”) e uma menor e dependente (o “peixe-rêmora”).
No mundo natural, a relação entre esses dois animais exemplifica como um deles se beneficia, enquanto o outro não é prejudicado nem beneficiado diretamente. Agora, a BYD lança picape híbrida no Brasil.
Apesar de batizar a utilitária de Shark e de ser a primeira a lançar uma caminhonete com motor híbrido, é possível dizer que a novidade da BYD está mais para “peixe-rêmora”.
Afinal, ela chega como uma das últimas bolachas do pacote, embalada no efeito picapeiros, formado por Strada e companhia, que vem crescendo no Brasil.
BYD lança Shark, a primeira picape híbrida no Brasil
Logo, a nova picape da marca chinesa se chama Shark. Isso mesmo, Shark! Mas não confunda com Baby Shark, como acontece na música chiclete feita para crianças.
Mas o grande pulo da BYD Shark está dentro do capô, onde a novata guarda um conjunto híbrido.
Ou seja, a base térmica fica por conta de um motor a gasolina de 1,5 litro, sobrealimentado, enquanto o reforço vem de um elétrico com a bateria de 29,6 kWh de capacidade.
Logo, ao combinar o sistema híbrido elétrico EHS com o turbo, a picape atinge 437 cv e 640 Nm.
Picape funciona no modo 100% elétrico
Ao contrário dos outros modelos híbridos, o da Shark funciona em diferentes modos. Por exemplo, totalmente no modo elétrico e com autonomia de até 100 km ou simplesmente conforme a demanda. O motorista pode se encarregar de escolher a opção.
Segundo testes feitos pelo INMETRO no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular(PBEV), a Shark tem consumo equivalente de 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Quanto custa a nova BYD Shark, a picape chinesa?
Para trabalhar, a caminhonete consegue carregar, com uma distância entre eixos de 3.260 mm, 790kg, rebocar 2.500 kg e levar 1.200 litros na caçamba.
No compartimento de carga há ainda três tomadas para ligar equipamentos externos. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem.
Já a bateria Blade conta com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem. O preço público (PPS) é de R$ 379.800.
Veja mais sobre: Como fazer o transporte de cargas correto em picapes?
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.