Veja o caminhão que transportou o trem da linha 17. Não foi apenas um, mas sim cerca de 10 caminhões pesados para transportar o primeiro trem da Linha 17 -Ouro. Agora, a composição vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Linha 9-Esmeralda.
Veja o caminhão do trem da linha 17
Para tanto, a estratégia para trazer tudo a partir do porto de Santos (SP) envolveu um espaço de dois quarteirões, 40 pessoas e oito veículos de grande.
Logo, os caminhões foram os modelos Volvo FH e VW 24.250. Eles foram responsáveis por puxar as estruturas do monotrilho, enquanto os outros três, as estruturas de conexão dos vagões.
Quanto tempo demorou de caminhão para o trem da linha 17 subir do porto?
Fabricada na China, a composição veio de Santos (SP) até a Marginal Pinheiros. Um percurso de 70 km que contou com o apoio da concessionária e dos órgãos municipais de trânsito.
Saiba mais: BR-101 continua sendo a rodovia mais perigosa do Brasil
Como foi feita durante a madrugada de um fim de semana, a viagem levou apenas uma noite, pois reduziu o impacto no tráfego das vias por onde passou.
As carretas que levaram os vagões têm 30 metros de comprimento, mais de cinco metros de altura e três de largura. Logo, não é possível determinar um caminhão que transportou o trem da linha 17.
A linha do trem que o caminhão transportou está pronta?
A Linha 17-Ouro foi prometida pela primeira vez em 2010, como parte do projeto de expansão da mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil.
No entanto, o projeto sofreu atrasos por conta de mudanças no projeto, questões contratuais e dificuldades técnicas. A nova previsão de entrega está marcada para 2024.
Como os trens da linha 17-Ouro chegaram ao Brasil?
Os trens, da BYD, foram exclusivamente produzidos para a Linha 17-Ouro. A primeira unidade chegou ao Brasil de navio do porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China.
Foram 40 dias de viagem. A segunda composição será enviada ainda neste ano e o restante, ao longo de 2025.
O primeiro veículo, assim como as demais 13 composições, tem modo de operação automática (UTO) e utiliza tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS), com sistema de sinalização CBTC.
Como são os trens da linha 17-Ouro?
Por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.
Cada veículo tem 3,2 metros de largura e cada carro possui quatro portas (duas em cada lado) com largura de 1,6 metros.
O monotrilho vai operar sobre uma viga de concreto de 800 mm de largura, com tensão nominal de 750 Vcc e velocidade de 80 km/h.
De qualquer forma, não dá para dizer que foi apenas um caminhão que transportou o trem da linha 17, mas sim, vários.
Por Rodrigo Samy, com informações do Governo de São Paulo
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.