Caminhões elétricos da Volvo passarão a ser vendidos na Europa. Os modelos Volvo FL e Volvo FE atendem à demanda de transportes sustentáveis em ambientes urbanos, segundo a montadora. O início da produção está agendado para março de 2020. As vendas iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.
O Volvo FL Elétrico tem Peso Bruto Total de 16 toneladas. O PBT do Volvo FE Elétrico é de 27 toneladas.
Leia também: Como veículos comerciais elétricos podem mudar a dinâmica do transporte?
Mas qual a vantagem dos caminhões elétricos? Uma delas é ter baixo nível de ruído, o que possibilita a realização de entregas e coleta de resíduos à noite. A redução de emissões de gases poluentes é outro benefício.
Com melhor qualidade de ar e menos ruído, a Volvo espera caminhões elétricos criem novas oportunidades em planejamento urbano e de infraestrutura viária.
“A tendência global de urbanização requer urgência no desenvolvimento de uma logística urbana e também veículos sem emissões e com menos ruídos. Com o Volvo FL Elétrico e o Volvo FE Elétrico temos condições de atender tanto às exigentes demandas ambientais quanto os altos requisitos comerciais de nossos clientes”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks. Ele lembra que um dos desafios é maximizar a carga útil ao mesmo tempo em que se otimiza a autonomia do veículo.
Em desenvolvimento
O Volvo FL Elétrico e Volvo FE Elétrico foram desenvolvidos em colaboração com clientes que operam na cidade de Gotemburgo na Suécia, onde está a matriz do Grupo Volvo.
“Estamos cientes que a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento na maioria das cidades. A Volvo trabalha em conjunto com autoridades públicas e parceiros privados em busca de expansão da infraestrutura de recarga a longo prazo. Está claro que o desenvolvimento da infraestrutura de recarga precisa ser mais rápido”, explica Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks.
Adaptado de Volvo Trucks