Caminhões FNM serão destaque na Expoclassic 2025

CuriosidadesCaminhões FNM serão destaque na Expoclassic 2025

Caminhões FNM serão destaque na Expoclassic 2025. Isso mesmo, os modelos D9 e D11 vão ocupar a ilha central da maior mostra de carros antigos em área coberta do Brasil.

Portanto, para ver os modelos, marque na agenda: 22 a 24 de agosto em Novo Hamburgo (RS).

Vale dizer, por exemplo, que os dois caminhões FNM tiveram papel fundamental no desenvolvimento do Brasil.

Caminhões FNM são destaque na Expoclassic 2025

Ou seja, os dois são muito raros: o D9 é o único rodando pelo Brasil, enquanto o D11, conta com apenas 6 unidades circulando.

A FNM (pronuncia-se Fenemê), sigla para Fábrica Nacional de Motores, foi a primeira montadora brasileira de caminhões.

Mas, antes disso, foi fundada para produzir motores de avião, em 1942, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Porém, em 1949, começou a montagem de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini.

Portanto, com o tempo, mais tarde, aí, sim, iniciou a produção dos modelos da italiana Alfa Romeo.

Saiba a história dos caminhões da FNM no Brasil

Ou seja, após o seu auge nas décadas de 1960 e 1970, período em que se tornou a maior fabricante de caminhões pesados do Brasil, em 1977 foi adquirida pela Fiat, passando a chamar-se Fiat Diesel.

Logo, em 1985, após 78 mil unidades, a produção dos caminhões FNM foi encerrada pela Fiat.

Os caminhões da FNM estão no cartaz do evento

O caminhão FNM vermelho e branco que estampa o cartaz da Expoclassic 2025 é um D-9500 cabine Brasinca, fabricado em 1955.

É o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Equipado com motor diesel italiano de 9.5 litros e 6 cilindros em linha, desenvolve 130 cv e 588 Nm, atuando em conjunto com o câmbio manual de 4 marchas.

A transmissão, aliás, conta com duas alavancas: uma para as marchas principais e outra menor, no painel, para as reduzidas.

Como essa segunda alavanca fica do lado direito do volante, é preciso que o motorista utilize as duas mãos e, em algumas circunstâncias, até mesmo o cotovelo para fazer as mudanças.

Essa coreografia é uma atração à parte na condução do caminhão, exigindo habilidade e sincronia. Ao lado, há uma segunda alavanca com a função “freio de montanha”.

Trabalhou duro durante anos 

Durante muitos anos, este exemplar do D-9500 foi utilizado no transporte de madeira para exportação na cidade de Perolândia, em Goiás.

Já o FNM verde é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no Brasil. Ele está equipado com motor brasileiro diesel de 11 litros e 6 cilindros em linha, gerando 150 cv e 656 Nm.

O propulsor está acoplado à transmissão manual de 4 marchas, também composta por duas alavancas.

Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulistano Osvaldo Tadeu Strada, 68 anos, conhecido no meio como “Rei dos FNM”.
Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulistano Osvaldo Tadeu Strada, 68 anos, conhecido no meio como “Rei dos FNM”.

“É uma satisfação muito grande ter esses veículos estampados no cartaz da Expoclassic, divulgando e preservando a história da FNM, pioneira na fabricação de caminhões no mercado nacional”, enfatiza.

O colecionador levará, ainda, um terceiro FNM, de cor cinza, ano 1958, do mesmo modelo D11 do caminhão verde.

Osvaldo Strada começou a colecionar caminhões em 1998, movido por uma paixão surgida ainda na infância.

“Meu pai era caminhoneiro e teve vários modelos FNM. Fui junto com ele em muitas viagens Brasil afora”, recorda.

Museu em movimento 

Hoje, ele tem 31 caminhões antigos: 21 FNM, 2 GMC, 3 Volvos, 3 Scanias, 1 Fiat e 1 Mercedes-Benz.

Os veículos estão cuidadosamente guardados em um pavilhão localizado em Pilar do Sul, cidade próximo de Sorocaba e distante 152 km da capital paulista.

As restaurações levam em média um ano e o empresário mantém um estoque de peças para futuros projetos e eventuais consertos dos modelos prontos.

Afinal, ele não deixa de dirigir os seus caminhões, viajando por diversos Estados para participar de encontros.

“Apesar de antigos, os FNM são estáveis na estrada e muito bons de dirigir, chamando bastante a atenção por todos os lugares em que passam”, revela Osvaldo Strada.

SERVIÇO para ver caminhões FNM:

O que: Expoclassic 2025
Quando: 22/8 (sexta), 23/8 (sábado) e 24/8 (domingo)
Onde: pavilhões da Fenac (Rua Araxá, 505, bairro Ideal, Novo Hamburgo – RS)
Ingressos: R$ 30,00 (crianças de 7 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 15,00)
Estacionamento: R$ 40,00 para carro e van; R$ 20,00 para moto; R$ 100,00 para ônibus e motorhome
Horários: dia 22/8 (sexta-feira) das 14 às 21 horas; dia 23/8 (sábado) das 9 às 21 horas e dia 24/8 (domingo) das 9 às 18 horas
Informações adicionais: site www.expoclassic.com.br e Instagram @veterancarclubnh.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados