A empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), iniciou nessa quinta-feira, 8, a pesagem de caminhões que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela.
Leia também: Marinha reduz capacidade de balsa por estrutura precária
O objetivo do monitoramento educativo é explicar aos motoristas que transportam cargas, sobre a importância de respeitar o limite de peso de seus veículos. Neste primeiro momento, multas não serão aplicadas. O caminhão que for flagrado com excesso de carga será impedido de embarcar na Travessia para chegar a Ilhabela, até que o volume excedido seja retirado e o peso esteja dentro dos padrões.
O excesso de peso nos caminhões impede que outros veículos sejam transportados na mesma embarcação, diminuindo a capacidade operacional do sistema de Travessia. Além disso, causa um desgaste maior das estruturas de acesso, como pontes, rampas e flutuantes, e exige mais do sistema mecânico das embarcações, aumentando o índice de problemas técnicos e, consequentemente, das manutenções.
A ação conjunta também pretende conscientizar o caminhoneiro, mostrando que carregar quantidade de carga além do normal poderá acarretar danos ao próprio caminhão e colocar a vida do condutor e de outros motoristas em risco.
Saiba mais: ANTT inicia fiscalização por excesso de peso na BR 163
Adaptado de Assessoria