sexta-feira, novembro 22, 2024

Como aumentar a vida útil dos pneus de veículos de carga?

DicasComo aumentar a vida útil dos pneus de veículos de carga?

Os pneus constituem um dos itens mais importantes dos caminhões. Além de suportarem a carga e absorverem as irregularidades do piso, eles são responsáveis por transferir toda a potência da tração e frenagem do veículo ao solo. Além disso, eles representam um alto investimento dentro da planilha de custos dos frotistas e empresas. Por estes motivos, aumentar a vida útil dos pneus é fundamental para favorecer a segurança ao motorista e gerar ganho em quilometragem rodada, aumentando assim seu custo benefício.

aumentar a vida útil dos pneusOs 5 ladrões de quilometragem

Uma metodologia de grande impacto para aumentar a vida útil dos pneus de caminhão, tanto em primeira vida quanto reformados, é o controle dos “5 Ladrões de Quilometragem”: Alinhamento, Balanceamento, Calibragem, Desenho de Banda e o Emparelhamento. Se estes itens não forem bem avaliados e corrigidos, cada um deles, por si só, pode reduzir  a quilometragem do pneu de 20% até 40%.

Ou seja, um pneu que poderia rodar 80 mil quilômetros, vai rodar somente entre 48 e 64 mil. O custo disso pode ser alto. Um motorista que roda 10 mil kg por mês, por exemplo, poderia trocar os pneus a cada 8 meses se cuidasse bem. Deixando de alinhar, balancear, calibrar e etc, e com isso fazendo 6o mil km por banda, a troca passa a ser a cada 6 meses. Ou seja, ao invés de trocar 3 pneus a cada 2 anos, ele terá que trocar 4. Se um pneu custa, em média, R$ 1.500,00, a cada dois anos ele perde R$ 1.500,00 por pneu. Se considerarmos uma carreta de 18 pneus, serão R$ 27.000,00 de perdas em 24 meses. Faz ou não faz diferença?

Outras dicas para aumentar a vida útil dos pneus

O rodízio de pneus também é essencial. Ele evita o desgaste irregular, fazendo com que o desgaste aconteça de maneira mais uniforme, prolongando assim a vida útil do produto. Outra dica importante é manter os pneus distantes dos derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, reduzindo a vida útil.

A recapagem, que permite reaproveitar com total segurança o pneu usado e adicionar a ele uma nova banda de rodagem (parte que entra em contato com o solo), também é uma prática consolidada no Brasil. A fabricante de pneus Bridgestone destaca que, se realizado por um revendedor credenciado e com suporte do fabricante, o pneu reformado pode rodar tanto ou mais que um pneu novo e com 1/3 do valor de um pneu original.

E você, cuida bem do seu pneu? Veja outras dicas de economia para o caminhão aqui.

Fonte: Adaptado de José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados